Como ter uma varanda gourmet em casa

Escrito por Alinea Urbanismo | 26.11.2020

A integração dos cômodos vem ganhando cada vez mais espaço nas casas por apresentarem inúmeras vantagens, como melhor aproveitamento dos ambientes, sensação de amplitude e por facilitarem o convívio. Para quem valoriza estar em família e com os amigos, nada melhor que integrar a varanda, criando um lugar para cozinhar e receber convidados de maneira descontraída e confortável.  

Inicialmente, os espaços gourmets em casas ou em condomínios desempenhavam o papel de uma cozinha para ocasiões especiais, e acabavam sendo subutilizados por isso. Ao trazer o conceito “goumet” para perto, na varanda, foi possível tornar esses momentos especiais parte do dia a dia. Um churrasco no fim de semana ou uma pizza à noite, por exemplo, ficam ainda mais deliciosos quando preparados em uma varanda gourmet.

Se você vai construir sua casa ou pretende explorar melhor a varanda criando um lugar de gastronomia e convívio, anote estas dicas!

DICAS PARA MOBILIAR E DECORAR UMA VARANDA GOURMET

Assim como nas cozinhas convencionais, a palavra-chave na hora de montar uma varanda gourmet deve ser funcionalidade. 

É claro que o lugar precisa ser bonito, aconchegante e bem decorado, mas, antes de tudo, deve-se priorizar a praticidade. 

Para isso, ao planejar uma varanda gourmet, considere os seguintes itens básicos: geladeira, churrasqueira (que pode ser elétrica, a gás ou a carvão), pia e bancada. E os itens opcionais, mas que fazem toda a diferença: forno à lenha para pizzas e pães e cervejeira.

Listamos algumas dicas para quem deseja ter uma varanda gourmet funcional e bonita.

Paredes e pisos devem ser revestidos com material lavável

Para facilitar a limpeza sem perder o charme, invista em azulejos ou pastilhas próprios para áreas externas, ou utilize tinta lavável. 

Os pisos devem ser antiderrapantes, mas fáceis de limpar. Ladrilhos hidráulicos são ótimos para esse ambiente. 

Feche parte da varanda 

Embora seja um espaço aberto, fechar parte da varanda com cortina de vidro ou com toldo vertical de PVC (retrátil) permite sua utilização em dias frios ou chuvosos.

O ideal é optar por material transparente, que permita visualizar o quintal.

Tenha uma bancada multiúso

A bancada deve ser planejada de uma forma que possa ser usada no preparo dos pratos e como apoio para servir. Isso otimiza a utilização do espaço, assim como ter um armário fechado debaixo da bancada para guardar tábuas, facas de churrasco, grelhas e espetos.

Forre os estofados com tecidos tipo aquablock

Nesses ambientes, o ideal é que cadeiras e bancos sejam de plástico, ferro ou madeira, sem forro, para evitar que fiquem impregnados com fumaça ou que manchem com gorduras ou outros alimentos ou bebidas. 

Se houver poltronas, sofás ou outros itens estofados, é importante que sejam feitos com tecidos impermeáveis e laváveis. 

Aposte nas plantas como decoração

Aproveite a luminosidade natural da varanda para criar um jardim vertical, que traz frescor, beleza e modernidade à decoração. 

Para otimizar ainda mais o espaço, é possível investir em espécies comestíveis, como vegetais folhosos e temperos, cultivando uma horta caseira, que embeleza e ainda fornece matéria-prima para as refeições preparadas na varanda gourmet.  

Avatar Alinea Urbanismo

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Alínea Urbanismo | Decoração | Dicas

Projetos sustentáveis: telhados e paredes verdes

Avatar Alinea Urbanismo Escrito por Alinea Urbanismo | 10.03.2023

Decoração | Dicas

O que é arquitetura biofílica?

Avatar Alinea Urbanismo Escrito por Alinea Urbanismo | 30.06.2021

Desenvolvido por wid.studio