Escrito por Alinea Urbanismo | 13.04.2020
Cultivar uma horta em casa traz benefícios para a saúde física e mental, pois, além de ter hortaliças frescas e livres de agrotóxicos à disposição de sua família, é um hobby que ajuda a desenvolver a atenção e a reduzir o estresse, aumentando o bem-estar. Além disso, faz bem para o bolso, pois alimentos orgânicos nem sempre são baratos.
Para quem tem criança em casa, as atividades relacionadas aos cuidados com a horta caseira trazem inúmeros ensinamentos. Elas podem aprender sobre os ciclos da terra, sobre a importância da alimentação saudável, sobre responsabilidades e divisão de tarefas. Tudo de forma saborosa, perfumada e divertida.
O cultivo de frutas, verduras, legumes e temperos em pequena escala não tem muitos segredos, e o manejo é fácil. No entanto, é preciso estar atento a algumas condições manejo, como qualidade do solo, adubagem, condições climáticas e necessidade de irrigação. Siga nossas dicas e saiba como cultivar uma horta diversificada e cultivar alimentos que farão a diferença na alimentação de sua família.
Para ter uma horta completa, com frutas, verduras, legumes e ervas, escolha um cantinho do quintal que receba algumas horas de luz solar direta (no mínimo, duas horas). Em pontos com pouca incidência de luz solar, é possível plantar temperos. Os vegetais podem ser plantados diretamente no solo, o que é mais indicado para quem
tem espaço, ou, ainda, em vasos, floreiras, caixas de madeira e até em garrafas PET.
Quem mora em apartamento sem sacada pode instalar uma horta vertical em uma parede próxima à janela, conseguindo aliar alimentos e temperos frescos à um elemento de decoração com efeito surpreendente.
A terra que vai receber mudas e/ou sementes deve ser fofa (ter boa densidade e ser aerada) e fértil, para garantir que as plantas recebam os nutrientes necessários para o crescimento saudável. O solo deve ser mantido úmido, mas é preciso evitar que fique encharcado, pois isso facilita a proliferação de fungos e bactérias.
É possível utilizar substratos prontos, comprados em floriculturas ou lojas do ramo. Essa é uma saída, principalmente, para cultivos em vasos ou floreiras. Já para plantios feitos em canteiros maiores, é indicado o uso de adubos orgânicos, feitos com casca de ovos, borra de café ou com húmus (que também pode ser feito em casa, em uma composteira).
Legumes, verduras, tubérculos e leguminosas, além de frutas como maracujá, pitanga e jabuticaba, devem ser plantados em locais onde haja luz solar constante – de preferência, do amanhecer ao anoitecer – ou, ao menos, mais entre quatro e seis horas por dia.
Em locais de meia sombra, plante ervas e temperos como manjericão, erva cidreira, boldo, orégano, alecrim, tomilho e manjerona.
Já em pontos de sombra (mas bem iluminadas) na maior parte do tempo, é possível plantar brotos, por exemplo, de minimilho e miniagrião. É recomendado que a horta caseira seja plantada em um local com boa circulação de ar, mas sem incidência de ventos fortes.
Entre os temperos, aposte em: orégano, manjericão, manjerona, salsinha, cebolinha, alecrim, hortelã, sálvia, coentro, tomilho, endro.
As verduras mais indicadas são alface (qualquer tipo), rúcula, alho poró, couve, espinafre e agrião.
Já os legumes que mais se adaptam em hortas caseiras são a abobrinha, a cenoura, a beterraba, a batata, a batata doce e o rabanete.
Para ter um pequeno pomar, plante morango, amora, framboesa e outras frutas vermelhas, jabuticaba, pitanga, pimenta, pimentão e tomate.
Brotos como girassol, trigo, alfafa, ervilha, grão de bico, feijão, couve, brócolis também são recomendados, além de ervas medicinais, como azedinha, dente-de-leão, hibisco, boldo, funcho.
Ervilha, milho e feijão podem ser plantados com a semente e necessitam de poucos cuidados. Beterraba, nabo, rabanete, cenoura devem ser plantadas em linhas, pois nascem para baixo.
Após o plantio, é preciso observar a necessidade de irrigação de cada espécie e controlar as pragas para que as plantas cresçam plenamente.
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio