Escrito por Alinea Urbanismo | 11.12.2019
De todos os ambientes da casa, ter uma cozinha organizada ajuda muito no dia a dia. Dessa forma, facilita nas tarefas e também evita que acumule-se sujeira. Afinal, o lugar onde se prepara alimentos precisa ser limpo e seguro. Porém, é preciso manter a funcionalidade sem perder o estilo. Para isso, confira as dicas que os consultores da J.A. Urbanismo prepararam para quem deseja ter uma cozinha prática, funcional e, claro, mais bonita!
Separe os itens mais utilizados na rotina, além de pratos, copos e talheres, obviamente. A regra é colocar utensílios e alimentos mais utilizados na altura das mãos. Os que são usados de vez em quando, na altura dos olhos. E, por fim, os que a família usa esporadicamente podem ficar em lugares mais altos.
Cereais, guloseimas e massas devem ser guardados em potes de vidros, de preferência com tampa hermética. A transparência permite visualizar facilmente o que tem no pote. Além de bonito e de padronizar a organização, o vidro conserva melhor os alimentos. Dessa forma eles ficam frescos por mais tempo.
Etiquetas adesivas podem ser usadas para indicar o conteúdo de caixas, potes e embalagens. Assim você ganha tempo. Em itens como farinhas (de trigo, de aveia, de arroz), alguns tipos de arrozes e açúcares, as etiquetas ajudam a não errar na hora de preparar uma receita. Além disso, há modelos bem bonitos, que podem ser usados em potes que ficam expostos, dando um charme à decoração.
Ganchos são outra ótima maneira de organizar suas louças, medidores e talheres. Podem ser fixados em barras ou em prateleiras. Ou ainda usados para pendurar as xícaras mais usadas, talheres, medidores, peneiras e outros utensílios, como escumaneira, pegador, fouet e concha. Desse modo, você não precisa procurar em gavetas quando preparar uma refeição.
Cestos e gavetas são ótimos tanto para guardar itens menores, que podem se perder nos armários ou gavetões fundos. Por exemplo, tenha um cesto para biscoitos, outro para enlatados etc.
Com um único cano de PVC (cortado e lixado), é possível construir uma miniadega para vinhos e espumantes. A estrutura deve caber em uma quina de armário.
Azeites, óleo, vinagre e outros temperos também podem ser colocados em uma estrutura de canos. Use a imaginação para pintar e decorar!
Mesmo que a maior parte dos produtos de limpeza fique na área de serviço, é prático manter os de uso diário na própria cozinha, para facilitar as tarefas. O ideal é usar uma caixa plástica sem tampa para armazenar todos os produtos mais utilizados juntos e ao alcance das mãos. Mas lembre-se de manter longe de crianças e animais de estimação.
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio