Escrito por Alinea Urbanismo | 10.12.2020
Ter uma piscina em casa é o sonho de muitas famílias e, depois de quase um ano convivendo com as restrições impostas pela pandemia de covid-19, investir na criação de um espaço de lazer no quintal de casa se tornou uma opção ainda mais interessante.
Há algum tempo, as piscinas eram elementos muito caros de se adquirir e manter. Hoje, porém, há diferentes modelos, que tornaram a compra e os cuidados com a qualidade da água mais acessíveis.
Conhecer os modelos disponíveis e saber qual a melhor opção para seu espaço, tipo de solo e de uso é o primeiro passo.
CARACTERÍSTICAS DOS DIFERENTES TIPOS DE PISCINA
Piscina de concreto
A maior vantagem das piscinas de concreto é a vida útil, mas a possibilidade de se criarem diferentes formatos, tamanhos e profundidades fazem desse modelo uma ótima opção para quem deseja integrar arquitetonicamente piscina, casa e quintal.
Os acabamentos podem ser dos mais simples aos mais sofisticados (desde azulejos a pastilhas de vidro ou cerâmicas, possibilitando, inclusive, a criação de mosaicos). É possível, ainda, criar projetos luminotécnicos personalizados e a instalação de diferentes acessórios, como trampolins e escadas.
Bonitas e versáteis, as piscinas de concreto exigem alguns cuidados, pois o revestimento pode se soltar se não houver um alto controle da qualidade da água (alterações no pH e na dureza cálcica). Além disso, são mais propensas a desenvolverem fungos, por causa do rejunte, e podem apresentar vazamentos causados pelo adensamento do solo. Para que isso não aconteça, é fundamental impermeabilizar toda a estrutura no momento da instalação e realizar manutenção anual com profissionais especializados.
Piscina de fibra de vidro
As piscinas de fibra de vidro (ou fiberglass) são mais práticas que as de concreto, pois sua superfície lisa não acumula tantos resíduos, por isso, demandam menos manutenção. Esse modelo é, também, mais barato, de fácil instalação e apresenta baixa ocorrência de vazamento.
Como a fibra de vidro tem pouca influência no pH, é mais fácil manter a água própria para banho. Em contrapartida, pode haver desbotamento da pintura e é necessário um alto controle da aplicação de cloro e algicida, produtos que podem causar manchas na tinta.
Piscina de vinil
Normalmente, quando se instala uma piscina de concreto, é colocada uma manta vinílica para impermeabilizar o solo. A manta pode, ainda, ser revestida com pastilhas ou azulejos cerâmicos, mas também pode não receber nenhum outro revestimento.
Nesses casos, a manutenção é muito parecida com a manutenção das piscinas de fibra de vidro, mas é importantíssimo ter cuidado com objetos cortantes ou pontiagudos que possam romper a estrutura vinílica.
O QUE OBSERVAR ANTES DE INSTALAR A PISCINA
Escolha do local
Antes de começar as obras para a instalação da piscina, é necessário determinar o local, que deve ser reservado – para preservar a intimidade da família – e ensolarado, mas que seja possível criar um ponto de sombra.
Leia mais sobre a importância de conhecer a posição solar do terreno antes de construir sua casa
Conheça o terreno
Contrate profissionais especializados para avaliar a topografia e o tipo de solo do terreno. As empresas mais confiáveis de comercialização e instalação de piscinas exigem o relatório de solo antes de começar a obra.
Além disso, é preciso que o local não seja perto de plantas ou árvores que soltem muitas folhas ou que tenham raízes grandes.
Não faça nada sozinho
Mesmo que se sinta capaz de realizar a instalação de uma piscina, não faça isso sozinho! Cavar o terreno requer aptidão e instrumentos necessários, assim como assentar a terra para receber a piscina sem que se formem bolhas de ar entre as bordas e o solo.
Do mesmo modo, nenhuma instalação ou ligação de água ou motor deve ser realizada por leigos. Isso pode trazer prejuízos financeiros e colocar sua vida em risco.
Saiba quais são os custos de manter uma piscina e tudo que é preciso para cuidar da qualidade da água
Para cuidar da piscina, manter a água limpa e própria para banho, você vai precisar realizar cuidados diários, semanais e mensais, como controlar o pH e os níveis de cloro e manter o filtro limpo. Essas tarefas, assim como retirar sujeiras da superfície e aspirar o fundo podem ser feitas pela própria família e envolvem também a utilização de produtos específicos, por isso, é importante saber quais os gastos fixos com a manutenção da piscina. E os gastos aumentarão se nenhum membro da família estiver disposto a realizar a manutenção, exigindo a contratação de um profissional.
Observadas essas questões, é hora de conhecer as empresas que instalam piscinas na sua região e aproveitar o verão em casa e com segurança!
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio