Escrito por Alinea Urbanismo | 13.08.2020
Aprendemos na escola que o Sol nasce no leste e se põe no oeste e, por muitos anos, essa informação faz pouca ou nenhuma diferença em questões práticas do dia a dia. Porém, conhecer a posição do terreno em relação à posição solar é fator determinante na construção de uma casa.
Subestimar a orientação solar antes de elaborar a planta da construção pode trazer problemas futuramente, como desconforto térmico, baixa luminosidade e umidade, que influenciam diretamente na sensação de aconchego, na conta de luz e na durabilidade de móveis. Isso sem falar que uma casa muito úmida pode causar alergias e outras doenças respiratórias.
QUAL É O POSICIONAMENTO IDEAL DE UMA CASA EM RELAÇÃO AO MOVIMENTO DO SOL?
De maneira geral, as casas do Hemisfério Sul devem ser construídas voltadas para o norte, pois é o lado que recebe maior parte da insolação e mais bem distribuída ao longo do dia. A face leste (lado em que o Sol nasce) é mais ensolarada pela manhã; a oeste (onde o Sol se põe) recebe maior incidência de raios solares durante a tarde; já
a face sul recebe pouca – ou nenhuma, dependendo da cidade – insolação.
Resumidamente, temos:
Norte – raios solares durante o dia todo
Sul – poucos raios solares
Leste – insolação pela manhã
Oeste – insolação pela tarde
Por essa razão, a casa deve ser projetada com base na posição solar, pois ela deve definir a localização dos cômodos e a necessidade ou o modo de instalação de estruturas como brises, toldos (ou outros itens de proteção solar) e painéis solares fotovoltaicos.
Com relação aos cômodos, em geral, a indicação é que os quartos sejam mais ensolarados pela manhã, as áreas sociais durante todo o dia, e os locais com menor tempo de permanência podem ficar voltados para o sul.
Você pode considerar o seguinte:
Quarto: Quando voltados para o leste, para receber o Sol da manhã, trazem mais qualidade do sono. A insolação mais suave ajuda a manter o ambiente arejado e, por não concentrar calor no fim do dia, evita a sensação de abafamento. No entanto, em cidades muito frias, é indicado que os quartos sejam voltados para o oeste, a fim de que estejam aquecidos durante a noite.
Sala: O ideal é que seja colocada na face norte, para receber luz natural durante maior período. Tanto a leste, quanto a norte, sala e varanda costumam ficar bem frescos.
Varanda: Podem ficar tanto no leste quanto no oeste. Nesse caso, é recomendado que sejam colocadas plantas no ambiente, para amenizar o calor durante o verão.
Cozinha: Por ser um lugar naturalmente úmido, é importante que receba luz natural. Entretanto, a luz em excesso pode estragar armários, eletrodomésticos e mantimentos. Assim, o mais indicado é que seja voltada para o norte.
Banheiro: É, também, um ambiente úmido e deve ser ensolarado para evitar a proliferação de fungos.
O ideal é que receba luz direta em algum momento do dia, por isso, deve ficar na face leste ou na oeste.
Além de analisar a posição solar, é necessário considerar, ainda, o sombreamento de árvores ou edificações vizinhas ao terreno.
Uma casa bem posicionada em relação ao Sol contribui para a saúde de seus moradores e ainda ajuda a reduzir o consumo de energia (de aquecedores ou condicionadores de ar).
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio