Escrito por Alinea Urbanismo | 15.10.2019
Existe, ainda, uma ideia errada de que closets são cômodos de casas ou apartamentos muito grandes e luxuosos. Hoje, devido às suas múltiplas funções, muitos arquitetos têm sugerido a criação do closet em casa para quem vai construir ou reformar seu imóvel.
Os closets são excelentes para quem preza pela organização da casa, além de outros benefícios. E, por incrível que pareça, com planejamento, um closet pode ocupar praticamente o mesmo espaço de um armário.
A palavra closet significa – em inglês – “(local) fechado”. Na arquitetura, closet é um cômodo, geralmente anexo ao quarto, que tem a função de servir como armário para guardar roupas, bolsas, sapatos e outros acessórios, e como quarto de vestir. Por isso, alguns closets têm bancada com espelho para fazer maquiagem e arrumar o cabelo, por exemplo.
Há, ainda, quem utilize o espaço para manter uma pequena tábua de passar roupas ou um ferro de passar vertical, o que facilita muito na hora de dar uma última ajeitada naquela camisa quando você estiver atrasado. Há também quem deixe uma poltrona ou chaise e use o closet também como lugar de descanso.
Para quem está projetando a casa própria, o closet deve ter fácil acesso ao quarto e ao banheiro.
Pode parecer uma bobagem, mas quem tem closet defende que deixar o quarto exclusivamente para dormir auxilia até no sono. Isso se explica porque quando temos guarda-roupa no quarto, é comum que a bagunça invada o ambiente. E um ambiente organizado é aliado de um sono tranquilo.
Ao planejar um closet, é possível aproveitar o espaço dando prioridade aos elementos mais utilizados: cabideiros, nichos, gavetas, prateleiras, calceiros, sapateiras etc. Você pode combinar as estruturas de acordo com as suas necessidades.
A personalização vai além das funções e envolve também o acabamento, as cores, as texturas… tudo para que o ambiente fique mais aconchegante.
O planejamento do espaço faz com que as peças fiquem mais visíveis, arejadas e ao alcance das mãos, evitando aquele velho problema – tão comum a quem tem guarda-roupa – de ter roupas esquecidas no fundo do armário e sem uso.
Ter um lugar exclusivo para guardar roupas, sapatos e acessórios ajuda a manter o restante da casa organizado, pois, mesmo quem é bagunceiro pode concentrar a bagunça em um único cômodo.
Mesmo se você estiver planejando sua casa própria e pretendendo passar muitos anos nela, é interessante pensar que um imóvel é sempre um investimento com boa lucratividade, e casas com closet são bastante valorizadas no mercado imobiliário.
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio