Varanda aberta ou fechada, qual a melhor?

Varanda aberta ou fechada, qual a melhor?

Escrito por Alinea Urbanismo | 30.04.2021

Com apartamentos e casas de tamanhos cada vez mais reduzidos, há quem garanta que a varanda é o local de sua preferência. E estes mesmos defendem que elas fazem a diferença na qualidade de vida dos moradores. Ainda mais em tempos de isolamento social, em que este ambiente tem sido o refúgio de muitos para garantir um mínimo de contato com o mundo externo e com o sol. 

Como são um espaço útil que pode ser utilizado de inúmeras formas, as varandas hoje em dia podem ser abertas ou fechadas. Desta forma, cada pessoa pode personalizar o espaço conforme a sua necessidade. Mas qual a melhor opção? Isso é você quem decide!

Entre as vantagens em fechar a varanda estão a maior proteção contra a entrada de vento, chuva e poeira, além do isolamento acústico. Já as abertas nos permitem aproveitar o tempo bom e o ar fresco. No entanto, a sua grande desvantagem é que não estão protegidas das mudanças do clima. 

Os dois tipos oferecem possibilidades incríveis para aproveitarmos o espaço, o bom tempo e as reuniões familiares. Mas o segredo na hora da escolha está em pensar sobre a utilidade que dará a essa varanda. Por isso, separamos algumas opções para te inspirar. Confira:

Extensão do living 

Integrar a varanda com o restante do living é uma tendência que funciona tanto para as varandas modernas, maiores e equipadas com área gourmet, quanto para as pequenas e sem muito espaço. Mas para que essa fusão não fique estranha, siga o mesmo padrão de decoração e acabamentos da sala ou opte por outros parecidos para valorizar o visual unificado.

Distribuição do espaço 

Se a sua varanda for grande, invista em uma mesa de refeição próxima da churrasqueira, por exemplo, como forma de separar os ambientes. Já nas menores, o desafio é um pouco maior, mas podem sim ganhar mais de um ambiente. Cadeiras confortáveis de um lado, uma bancada com banquetas do outro e pronto: você ganha um lugarzinho para refeição e um mini estar.

Espaço para relaxamento 

Estar ao ar livre é sempre uma sensação prazerosa, por isso aproveite para criar um cantinho de relaxamento na varanda. E mesmo que ela seja fechada, você pode instalar uma rede, espreguiçadeira ou apenas algumas almofadas ao lado da janela. Assim, você não deixa de sentir a brisa entrar e, de quebra, fica em contato direto com o sol.  Além disso, capriche na decoração com plantas, pendure algumas lanternas, opte por acabamentos naturais, como um deck de madeira, e texturas suaves.

Móveis ideais 

Se a sua varanda for fachada, use e abuse dos mais variados tipos de móveis. Mas, se for aberta, fuja da dor de cabeça de ter que retirar as cadeiras da varanda em dias muito ensolarados ou quando a chuva se aproxima. O ideal é investir em um mobiliário específico para as áreas externas, capazes de suportar as mudanças climáticas sem perder a qualidade e que não necessitem de manutenções constantes. O mesmo serve para os tecidos, que devem ser impermeáveis e fáceis de limpar.

Jardins Verticais 

Utilize bem o espaço das paredes criando lindos jardins verticais. Não precisa ser nada muito complexo. Basta instalar uma estrutura de madeira, um pallet ou até mesmo um estrado de cama e pendurar os vasinhos com ganchos nele. Além disso, você também pode combinar vasos de diferentes tamanhos e alturas. Essa técnica é ideal para manter a fluidez visual do espaço. Outra dica importante é não investir só em plantas volumosas, que podem bloquear a entrada de luz no apartamento ou na casa. 

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Dicas

Vale a pena empreender desde o terreno?

Escrito por Alinea Urbanismo | 23.04.2021

Dicas

Quanto custa construir uma casa?

Escrito por Alinea Urbanismo | 16.04.2021

Desenvolvido por wid.studio