Use plantas na decoração

Escrito por Alinea Urbanismo | 24.11.2021

O uso de plantas na decoração é uma tendência que veio para ficar, principalmente porque a presença do verde ajuda a deixar os ambientes mais bonitos, aconchegantes e harmoniosos. Além, é claro, de ser uma terapia ter que lidar com a terra. 

No entanto, os benefícios de incluir mais verde na sua rotina não param por aí. Você sabia que as plantinhas ajudam a filtrar os poluentes e atuam no controle da umidade do ar? Isso mesmo, elas são ótimas alternativas para quem deseja melhorar a qualidade da respiração dentro de casa e, de acordo com especialistas no assunto, elas também estimulam o aprendizado, a concentração e a criatividade. 

Porém, para obter o melhor resultado, é preciso levar alguns pontos em consideração. Identificar qual espécie de planta combina mais com o estilo de decoração e local onde será cultivada é um deles. Não basta apenas saber de qual espécie você gosta pois, para a sobrevivência da planta, o mais importante é buscar o tipo que melhor se encaixa no espaço que está reservado para ela. 

Além disso, analise também qual espécie se adapta melhor ao seu estilo de vida. Se a rotina for muito corrida, dê preferência a plantas que não exijam muitos cuidados, como cactos e suculentas, por exemplo. Agora, se você tem tempo e busca por uma atividade relaxante, opte por uma espécie mais desafiadora. 

A forma mais habitual de se utilizar plantas na decoração é em vasos que ficam no chão ou pendurados nas paredes, mas atualmente, para poder aproveitar os menores espaços, muitas casas estão montando jardins verticais ou trazendo o toque do verde em hortas caseiras. Muitas vezes elas são montadas em latas ou potes espalhados pelo ambiente. 

Qual planta se adequa melhor a sua rotina?

Escolher plantas para decoração não é tão complicado, mas requer um pouco de conhecimento. O primeiro passo para quem deseja trazer um toque de verde para dentro de casa é entender as características de cada espécie e como elas se adaptam aos mais diferentes locais. Por isso, para te ajudar na hora da escolha, separamos algumas espécies ideais para ambientes internos e que são fáceis de cultivar. Confira: 

Lírio da Paz

Ótima opção para espaços internos, essa planta requer alguns cuidados. Por ser venenosa, temos que ter cuidado com crianças e bichinhos curiosos que possam acidentalmente mascar ou comer. Ela pode ser cultivada à meia sombra e deve receber sol pelo menos metade do dia. Resistente ao clima frio, deve ser regada de 2 a 3 vezes por semana. 

Espada-de-São-Jorge

É uma das plantas mais famosas e utilizadas na decoração de interiores, principalmente pela sua resistência extrema e sua aparência singular. Além disso, há quem acredite que ela é capaz de neutralizar as energias negativas da casa. Pode ser cultivada à meia sombra e ao sol direto, sendo que a rega é feita a cada 20 dias, só quando o substrato estiver seco.

Palmeira Ráfia

Ótima para a decoração, ela deve ser cultivada em espaços bem iluminados. Sua rega é de pelo menos uma vez por semana, borrifando a água. Mas, caso necessário, aumente a frequência nos meses mais quentes do ano.

Bambu

Uma das espécies mais indicadas para melhorar a energia dos ambientes. O bambu pode ser cultivado em vasos, tanto na terra quanto na água, com sol direto ou à meia sombra. Se plantado na terra, deve manter um nível de umidade, inclusive borrifando água a cada dois dias.

Planta-Jade

Pode ser cultivada em casa ou apartamento e não necessita de muita rega, já que seu caule apodrece com facilidade. Além disso, ela adora o sol. Quanto mais luz, melhor. Por isso, o recomendado é que ela fique próximo de janelas ou demais aberturas da casa. 

Atenção!

Após escolher as plantas, não esqueça que o vaso ou cachepô tem que acompanhar o tipo da planta. Ou seja, o tamanho e o formato deve ser de acordo com a espécie escolhida. 

Além disso, vale lembrar que é importante ficar atento ao tipo de material. Os porosos podem manchar a superfície de contato, por exemplo. E os de cerâmica e o cimento precisam de um isolamento para evitar que a água passe.

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Dicas

Alínea Vivenda dos Açores chega a São José

Escrito por Alinea Urbanismo | 29.11.2021

Dicas

Vantagens dos condomínios

Escrito por Alinea Urbanismo | 24.11.2021

Desenvolvido por wid.studio