Urbanismo sustentável em alta

Escrito por Alinea Urbanismo | 23.07.2021

Absorver o crescimento populacional, provocando o menor impacto ambiental possível é uma das principais premissas do urbanismo sustentável. Dessa forma, o conceito propõe ideias e projetos que têm como objetivo transformar as cidades para que nós possamos viver em harmonia com a natureza. Tudo isso é baseado em qualidade de vida, sustentabilidade e durabilidade, a fim de beneficiar tanto pessoas quanto o meio ambiente pelos próximos séculos.

Entre os desafios do urbanismo sustentável contemporâneo também está criar moradias, espaços privados e públicos que permitam e incentivem o convívio humano e as relações interpessoais. Principalmente através de novas configurações e usos dos espaços, que busquem melhorar a experiência cotidiana da população. 

O que se vê aqui é uma alternativa inteligente de crescimento, que propõem algo muito mais impactante que apenas uma freada na expansão das cidades. Além disso, a proposta é aproveitar o que já existe, dando prioridade aos processos inteligentes de gestão e valorização da história, cultura e dos recursos da cidade, sem esgotá-los. 

A sustentabilidade na prática

Os ideais do urbanismo sustentável surgiram da necessidade de minimizar os impactos ambientais causados pela superpopulação e o crescimento desenfreado das cidades. Hoje, 50% das pessoas vivem nas metrópoles e a estimativa é que esse percentual chegue a 80% até 2050. Ou seja, a maior parte da população estará vivendo em centros urbanos – e isso poderá ocasionar um verdadeiro colapso nos sistemas elétrico, hídrico e de combustíveis fósseis dos municípios.  

É diante deste cenário que o urbanismo sustentável propõe reciclar a cidade ao planejar espaços de uma outra maneira. O conceito visa englobar alternativas que apresentem novas formas de ocupação e interação urbana, optando por uma gestão inteligente de princípios como acessibilidade, neutralização dos impactos negativos e promoção da diversidade, por exemplo.

Nesse sentido, há uma urgência na mudança de velhos hábitos. Principalmente com a adoção de medidas simples, que possam amenizar, por exemplo, os altos índices de emissão de CO2. Ao diminuir o uso de veículos automotores, conseguimos reduzir os danos à camada de ozônio, e de quebra melhorar o ar que respiramos.

Outro bom exemplo vem das ações que favorecem o transporte público ou compartilhado no lugar do transporte individual, e também daquelas que incentivam o uso de bicicletas com ciclovias e bicicletários pela cidade. 

Além disso, este conceito ainda trabalha com práticas de mobilidade urbana, seletividade na localização de áreas a urbanizar e redução de resíduos sólidos. Principalmente através do gerenciamento e descarte adequado do lixo produzido em grande escala nas cidades. 

Incentivo ao uso dos espaços públicos sem impactar o meio ambiente

O urbanismo sustentável inova ao apresentar um desenvolvimento ligado à promoção ecológica de alternativas que agregam tecnologia e eficiência, sem destruir os meios disponíveis. Um bom exemplo disso é a revitalização de parques, que pode ser pensada a partir do equilíbrio entre áreas verdes e áreas construídas. Nesses espaços, o ideal é que as plantas proporcionem sombreamento e circulação dos ventos, impedindo a formação de ilhas de calor causadas pelo excesso de construções de concreto.

Além disso, esse cuidado e manutenção de áreas verdes são fundamentais para a humanização dos espaços. Elas viabilizam a realização de atividades ao ar livre, diminuindo o estresse e contribuindo para o bem-estar da população. Já a ocupação em áreas verdes, por sua vez, também torna esses espaços mais seguros, já que a simples presença ou maior circulação de pessoas desencoraja a criminalidade. 

O urbanismo sustentável pode estar igualmente presente na arquitetura, através da própria construção de edifícios privados. É possível aplicar o conceito em detalhes, como no uso de painéis solares e luzes com sensores de movimentos, que ajudam na economia de energia. São pequenas escolhas que transformam prédios urbanos em ecológicos, preservando recursos e reduzindo o impacto ambiental.

Avatar Alinea Urbanismo

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Alínea Urbanismo | Dicas

Experiências Alínea: turismo ecológico em Santo Amaro da Imperatriz

Avatar Alinea Urbanismo Escrito por Alinea Urbanismo | 17.05.2023

Alínea Urbanismo | Dicas

Plantas de pleno sol e meia sombra: qual a diferença?

Avatar Alinea Urbanismo Escrito por Alinea Urbanismo | 31.03.2023

Desenvolvido por wid.studio