Escrito por Alinea Urbanismo | 15.01.2019
Cultivar árvores – frutíferas ou não – em vasos é uma técnica conhecida por quem mora em apartamento e tem pouco espaço para as plantas. A novidade agora são os projetos paisagísticos que valorizam árvores em vasos em quintais residenciais e jardins de espaços comerciais e até praças públicas. Independentemente do espaço, é possível criar combinações lindas e coloridas de árvores, arbustos e flores. O plantio e o cuidado de árvores frutíferas em vasos são semelhantes ao plantio direto no solo, o segredo está na quantidade e na qualidade da terra, na qualidade da muda, na rega e na iluminação. De maneira geral, árvores frutíferas precisam de bastante luz – em média, seis horas diárias.
Quanto ao plantio das mudas, é preciso que o vaso tenha cerca de 20 litros de terra para que haja espaço para as raízes se desenvolverem. O vaso deve ter furos para escoamento da água no fundo, de preferência largo ou bojudo, e ser preparado com uma cama de drenagem de aproximadamente 15 cm de altura. A cama de drenagem pode ser feita com pedras, pedriscos ou cacos de telha (mas não use as de amianto!). E terra deve ser uma mistura de 50% de terra preta, orgânica, e 50% de areia média.Algumas semanas antes de plantar as mudas, é preciso enriquecer a terra com minerais (como nitrogênio, fósforo, potássio) e outros minerais micronutrientes , como zinco, cobre, silício, alumínio e ferro, entre outros. Estes funcionam como vitaminas para as plantas. Periodicamente, é importante fertilizar a terra (há compostos prontos, com ingredientes e quantidades certas para diferentes espécies).
Limoeiro: Deve ser plantado em vaso com no mínimo 50 cm de profundidade. A manutenção é simples, mas deve se atentar para ataques de fungos e de formigas. A terra deve estar sempre úmida, mas sem acúmulo de água.
Jabuticabeira: Também deve ser plantada em vaso com no mínimo 50 cm de profundidade, deve ser regada diariamente e é preferível que seja mantida em locais quentes, com sol.
Romazeira: Do pé de romã pode ser feito até bonsai. A árvore se adapta bem a espaços pequenos e a qualquer clima, mas é importante que não seja colocada em local com muito vento. A rega deve ser constante, mas sem encharcar a terra.
Amoreira: É bastante resistente e se adapta bem a qualquer solo. A rega deve ser feita duas vezes por semana, e o vaso deve ficar em um local com bastante luminosidade.
Pitangueira: O resistente pé de pitanga fica lindo em vasos, podendo até ser topiado, mas pede vasos grandes (com mais de 50 litros). A pitangueira pede sol e rega diariamente, a fim de manter a terra úmida, mas sem encharcar.
*Para todas as espécies, a poda deve ser realizada do mesmo modo que a das árvores plantadas fora de vasos.
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio