Tipos de fundações para a construção de uma casa

Escrito por Alinea Urbanismo | 18.11.2020

Antes de começar a erguer as paredes de uma casa, é preciso preparar a estrutura que irá receber a construção, isto é, fazer a fundação da obra. Na construção civil, a fundação (ou alicerce) de uma casa ou apartamento é determinante para a solidez da obra, pois quem sustenta a edificação e que a mantém firme no solo. Todo o peso da futura edificação será distribuído na fundação.

Embora sejam praticamente feitas de cimento e aço (concreto armado), há diferentes tipos de fundações e somente o engenheiro responsável pela obra tem a competência de determinar o tamanho e o tipo adequado para cada construção. 

A escolha do tipo de fundação requer o estudo de variáveis que influenciam na distribuição da carga, como tipo de solo, deformabilidade, resistência das camadas e profundidade do lençol freático, entre outros. Esse estudo é feito, em geral, com a Sondagem de Simples Reconhecimento ou da Sondagem SPT (Standard Penetration Test) e deve incluir, ainda, o reconhecimento das construções vizinhas, pois a vibração causada por alguns equipamentos durante a fundação pode danificar edificações no entorno.

Abaixo, listamos os tipos mais comuns de fundações nas construções brasileiras.

FUNDAÇÕES DIRETAS OU RASAS

Em casas com até dois andares, as fundações diretas ou rasas são as que apresentam melhor custo-benefício.

Esse tipo de fundação tem profundidade máxima de três metros e transmite as cargas diretamente para o solo por suas bases. 

As fundações rasas mais utilizadas são: 

Sapata isolada

Recomendadas para casas construídas em terrenos com solo firme e de boa resistência. Nesse sistema, o peso da edificação é transmitido para as colunas, que o transferem para as sapatas e daí é distribuído para o solo.

Viga baldrame

Essa fundação deve percorrer todo o comprimento das paredes da construção e é instalada logo abaixo do nível do solo. A viga baldrame conecta as sapatas isoladas, melhorando a distribuição do peso.

Radier

Recomendada para solos com baixa resistência, radier é uma fundação superficial feita com placa de concreto armado ou protendido colocada abaixo da casa e em contato com o solo.

Sapata corrida

Por ser superficial, esse tipo de fundação é usado na construção de casas com vãos pequenos, em muros, paredes de reservatórios ou piscinas.

FUNDAÇÕES INDIRETAS OU PROFUNDAS

Em solos com baixa resistência é indicado combinar fundações rasas com profundas. As fundações profundas ou indiretas mais utilizadas na construção de  casas são as estacas tipo broca.

As brocas são cilindros de concreto armado enterrados no solo, cuja função é conectar a sapata com solos mais firmes e profundos.

Já as estacas são usadas para construção em solos com pouco resistência, como em locais aterrados. Normalmente, as estacas têm mais de três metros de comprimento, por isso são indicadas para construções em que o solo firme está muito abaixo da superfície.

Basicamente, o esquema para a escolha da fundação é este:

Porém, é importante ressaltar a importância de se contratar um engenheiro para projetar e calcular a fundação da sua casa. Do mesmo modo, a execução da obra também  deverá ser feita por profissionais capacitados. Isso é fundamental para a solidez da construção e para a segurança da sua família.

Avatar Alinea Urbanismo

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Alínea Urbanismo | Dicas

Experiências Alínea: turismo ecológico em Santo Amaro da Imperatriz

Avatar Alinea Urbanismo Escrito por Alinea Urbanismo | 17.05.2023

Alínea Urbanismo | Dicas

Plantas de pleno sol e meia sombra: qual a diferença?

Avatar Alinea Urbanismo Escrito por Alinea Urbanismo | 31.03.2023

Desenvolvido por wid.studio