Terrenos como investimento para a casa própria

Terrenos como investimento para a casa própria

Escrito por Alinea Urbanismo | 04.10.2021

Com ou sem crise, o sonho da compra da casa própria ainda é muito forte entre os brasileiros. Estudos indicam que mais de 13 milhões de famílias almejam adquirir o seu imóvel em até dois anos, principalmente, para sair do aluguel e ter uma vida financeira mais estável. Além disso, ainda é possível trazer mais conforto e qualidade de vida para toda a família.

No entanto, se tradicionalmente a procura era por apartamentos ou imóveis já prontos para morar, preferencialmente localizados na área central da cidade, agora, com os reflexos gerados pela pandemia, as pessoas passaram a ver os lotes e terrenos como uma ótima oportunidade. Ainda mais se levarmos em conta o custo-benefício, ideal para facilitar a conquista desse objetivo.

Mas e você, já pensou em comprar um terreno para construir a casa própria? Separamos algumas vantagens que vão te ajudar a tomar essa decisão e optar pela modalidade. Confira:

Personalização do projeto

Ao começar uma obra do zero, você poderá construir de acordo com o que você quer e precisa. Como o projeto inicial será seu, você poderá personalizar a casa conforme as suas preferências. Podendo priorizar tanto o espaço interno quanto o externo, garantindo um lindo e amplo espaço de lazer ao ar livre. Além disso, você terá conhecimento sobre a localização de todas as instalações importantes, como canos de energia, água e esgoto.

Economia

Uma das principais vantagens de comprar o terreno é que você pode economizar bastante nos gastos com a construção. Ao começar um imóvel do zero, é possível, muitas vezes, diminuir em até 30% o orçamento. Além disso, outro ponto positivo está em poder escolher o material de sua preferência e, assim, definir a qualidade da construção. Desde o cimento, passando pela instalação hidráulica, até chegar em detalhes como trincos de portas e janelas. Sem contar que ainda tem a possibilidade de garantir que tudo seja produzido com atenção e acabamentos caprichados.

Morar em uma boa área pagando menos

Normalmente as regiões centrais das cidades já estão totalmente ocupadas e o valor dos imóveis prontos para morar não são muito convidativos. Mas isso não quer dizer que você não encontrará um bom terreno em uma região também valorizada, com posicionamento estratégico e grande potencial de crescimento.

Além disso, o terreno apresenta um valor de compra menor do que imóveis construídos. Assim, torna-se a chance perfeita para quem deseja estar presente em uma boa região, mas pagando menos. Também é um grande diferencial poder ter a liberdade de escolha ao decidir o melhor local para construir o seu futuro.

Agregar valor ao imóvel

Ao construir sobre o terreno, ele vai valer muito mais do que o valor que você pagou e investiu em material e mão de obra. Fora isso, a valorização do lote também se dará pela expansão dos empreendimentos na vizinhança. Ou seja, começará à medida que novas construções, como lojas e outros comércios, surgirem em seu entorno.

Possibilidade de fazer futuras modificações

As casas já prontas, muitas vezes, não estão preparadas para receber ampliações ou modificações em sua estrutura. Se no futuro você desejar fazer um piso superior, por exemplo, uma obra simples poderá se transformar em um transtorno. Ao construir o imóvel desde o alicerce, é possível projetar e deixar um espaço preparado, com uma laje e até mesmo vigas, caso seja necessário.

Os loteamentos da Alínea Urbanismo oferecem todas essas vantagens. Com localização estratégica, os projetos têm ruas pavimentadas, rede de abastecimento de água e energia elétrica, drenagem pluvial e iluminação pública. Com três décadas de atuação no setor, a empresa catarinense está presente em 19 cidades e 2 estados e já é uma marca reconhecida no mercado pela qualidade dos empreendimentos entregues. São 48 empreendimentos desenvolvidos e em fase de desenvolvimento.

Recentemente, a empresa, com sede em São José, na Grande Florianópolis, fez investimentos significativos no Sul do estado. Como parte de seu projeto de expansão, a Alínea vai lançar três empreendimentos em Santa Catarina até o final deste ano, chegando a duas cidades onde ainda não estava presente: Itajaí e Santo Amaro da Imperatriz. Já em São José será o oitavo loteamento da Alínea. Os três empreendimentos totalizam 849 lotes, sendo que o projeto de Itajaí é inédito para a urbanizadora: será o primeiro condomínio fechado com a qualidade Alínea. 

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Dicas

Mercado de lotes em alta

Escrito por Alinea Urbanismo | 30.09.2021

Dicas

Materiais de construção sustentáveis

Escrito por Alinea Urbanismo | 22.09.2021

Desenvolvido por wid.studio