Tendência decoração 2022

Escrito por Alinea Urbanismo | 14.01.2022

Bem-estar, naturalidade e aconchego são as palavras-chave que marcam as principais tendências para o setor de decoração e design de interiores em 2022. E muito disso é reflexo principalmente da pandemia, que acabou gerando novas necessidades e outras, que já estavam em evolução, foram potencializadas.

De acordo com especialistas, tecidos texturizados, iluminação natural e muitas plantas são alguns dos elementos que devem ser populares nos espaços internos neste ano. Mas não para por aí. A decoração multifuncional e vintage também vem com tudo, pois alia praticidade e valor afetivo. E mais do que isso, o reaproveitamento de peças dá personalidade e estilo a um ambiente. Além de ser uma opção sustentável e eficiente.

Se você quer ficar por dentro das novidades de decoração, fique ligado. Para te ajudar a levar cada uma dessas tendências para o seu dia a dia, listamos quais as principais. Confira:

Estética Comfy

Manter-se confortável dentro de casa é essencial. Por isso, invista em móveis e elementos decorativos que ajudem a deixar sua casa mais acolhedora e confortável. E não esqueça, menos é mais. A mobília deve ser apenas a essencial, sem exageros, com linhas simples e limpas, no estilo minimalista.

Levando em conta que o ambientes integrados seguem em alta e a decoração deve seguir uma linha mais funcional. Está cada vez mais comum a produção de móveis versáteis, principalmente para dar flexibilidade para montar da melhor maneira a disposição de cada item no ambiente. Além, é claro, de proporcionar liberdade criativa.

Além disso, dê preferência para a claridade natural dos ambientes, estofados com tecidos agradáveis ao toque, almofadas e mantas para trazer mais acolhimento aos ambientes.

Natureza dentro de casa

Com a necessidade do isolamento social, voltamos às nossas origens e a decoração respondeu a esse momento com novos insights. Dessa forma, os elementos da natureza deverão estar presentes nas tendências de decoração 2022, com apostas no estilo Boho e Urban Jungle. Em ambos os estilos, as flores e folhagens deixam o espaço externo de casa para ganharem destaque nos quartos, salas, cozinhas e banheiros.

Decoração retrô

O estilo retrô e vintage será outra aposta dos decoradores em 2022, ao trazer itens que representam memórias afetivas. Sendo assim, a ideia é dar uma nova roupagem a itens de família ou que podem ser encontrados em antiquários e tragam alguma história. Que tal dar uma nova função para a máquina de costura da vovó ou simplesmente usar no dia a dia a louça de porcelana que há anos estão guardados?!

Cores

Tanto em itens da decoração quanto nas paredes, a paleta de cores 2022 deve seguir uma linha acolhedora com tons naturais. Sendo assim, se você quer fazer uma boa aposta, utilize tons terrosos e painéis de madeira. Outra boa aposta é o verde, seja com o objetivo de trazer a natureza para o âmago dos projetos ou para adicionar um ponto de cor na decoração.

Já a escolha da Pantone para a cor do ano de 2022 foi a Pantone 17-3938 Very Per, um tom de azul que flerta com o lilás, cuja presença corajosa estimula a inventividade e a criatividade pessoal. 

Dourado na decoração

A cor dourada pode ser usada nos mais diferentes cômodos da casa para trazer refinamento e luxo aos espaços. Mas não exagere na dose. Uma boa dica é trazer esse elemento em detalhes decorativos como puxadores, vasos ou luminárias. Trata-se de uma tonalidade que remete à qualidade e abundância, bem como representa o sucesso e prosperidade.

Casa conectada

A tecnologia está muito presente no nosso dia a dia e, cada vez mais, tornou-se comum encontrar casas conectadas. Só que isso vai além da Alexa. É possível automatizar lares com indicações de como ligar as luzes, fechar as persianas e preparar o café. Essa é uma tendência que proporciona facilidade, praticidade e conforto para os moradores.

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Dicas

Smart Home: você já ouviu falar?

Escrito por Alinea Urbanismo | 26.04.2022

Dicas

Academia no condomínio

Escrito por Alinea Urbanismo | 25.03.2022

Desenvolvido por wid.studio