Escrito por Alinea Urbanismo | 10.05.2018
Para ser mais sustentável, não é preciso construir uma casa totalmente com materiais reciclados ou reutilizados, nem investir em grandes soluções alternativas e ecológicas da construção civil. É possível ter uma casa sustentável com pequenas adaptações no espaço e, principalmente, a partir da adoção de comportamento não exploratório e com hábitos de consumo mais conscientes. Isso não significa abrir mão do conforto e da praticidade no dia a dia. Mas, sim, de utilizar os recursos (sejam eles naturais, pessoais ou financeiros) de maneira racional, evitando desperdícios.
Listamos uma série de adequações que você pode facilmente fazer em casa ou no quintal e alguns cuidados rotineiros que mudarão a forma como você trata o futuro de sua família, de sua comunidade, do meio ambiente e do planeta.
É claro que isso não significa jogar fora os aparelhos e comprar outros novos. Entretanto, na medida em que necessitarem de troca ou que precisarem de manutenção constante (o que representa gastos extras), opte por aparelhos que tenham Selo Procel com classificação A. Isso significa que consomem menos energia e, portanto, são mais sustentáveis.
Hoje é possível encontrar praticamente qualquer modelo de lâmpada em LED (Diodo Emissor de Luz). Esse tipo de lâmpada é até 80% mais eficiente que as comuns e podem representar 20% de enonomia na conta de luz. Além disso, a vida útil dessas lâmpadas é de cerca de 50 mil horas, ou seja, se acesas 24 horas por dia, durariam quatro anos.
Muitos municípios brasileiros contam com coleta seletiva de lixo (em algumas, a separação é obrigatória em condomínios residenciais e comerciais). A separação do lixo em orgânico e reciclável reduz o impacto na natureza e ainda contribui para fonte de renda de muitas famílias que vivem da coleta e do beneficiamento de resíduos recicláveis.
O óleo de cozinha também pode e deve ser reciclado. Na Grande Florianópolis, há algumas empresas que realizam a coleta de óleo usado.
A composteira tem a função de reciclar resíduos orgânicos (restos de alimentos) e tranformá-los em adubo. Para isso, você pode abrir um buraco no quintal, usar tonéis ou composteiras que são vendidas prontas.
No manual do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, você encontra modos de como coletar e utilizar a água da chuva. Já água utilizada nas máquinas de lavar roupa também pode ser reutilizada. Alguns modelos mais novos já vêm com a função de armazenagem da água para uso em outras situações.
A água coletada pode ser usada para lavar pisos e carros, regar plantas ou na descarga de vaso sanitário. Se consideramos que cada disparo de descarga gasta em torno de seis litros de água, no fim do mês, soma-se grande economia de água.
Seja para aquecer a água ou para gerar energia para toda a casa, a instalação de painéis fotovoltaicos é uma tendência que vem ganhando espaço graças aos programas de financiamento para a aquisição de sistemas fotovoltaicos. Mesmo com um investimento inicial mais alto, a instalação se paga em sete anos, em média, pois a geração de energia solar representa uma economia de até 90% na conta de luz.
Conheça os fornecedores de material para a sua construção e opte pelos que oferecem certificado de procedência, principalmente as madeiras. Materiais reciclados também são uma solução econômica e sustentável.
Contrate uma equipe responsável para calcular a quantidade correta de cada material. Evite o desperdício!
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio