Smart Home: você já ouviu falar?

Escrito por Alinea Urbanismo | 26.04.2022

Quem nunca sonhou em poder viver rodeado pelas facilidades da tecnologia como no desenho animado “Jetsons”? Criada na década de 1960, a série traz a ideia do que seria a vida cotidiana de uma família no século 21. Mas o que parecia tão distante já pode ser vivenciado no que atualmente chamamos de ‘smart home’.

Ou seja, casas com sistemas inteligentes que se conectam aos seus eletrodomésticos para automatizar tarefas específicas. E, cujas funções podem ser controladas de maneira remota.

Sendo assim, praticamente o único pré-requisito para que você possa desfrutar de uma linha completa de acessórios para tornar o seu dia a dia mais fácil é ter internet Wi-Fi. De sistemas de segurança aos mais prosaicos eletrodomésticos, tudo é passível de ser automatizado.

A novidade pode te proporcionar experiências de puro conforto, como, por exemplo, chegar em casa no verão e o ambiente estar na temperatura ideal. Ou ainda acionar a máquina de lavar sem precisar sair da cama no domingo de manhã.

O melhor de tudo é que esse tipo de tecnologia avançada já está ao alcance de muitos brasileiros. Principalmente porque o valor do investimento vem diminuindo e a instalação está cada vez mais simples.

Como aplicar esse tipo de tecnologia?

Se engana quem pensa que implementar sistemas automatizados requer mão de obra especializada ou grandes intervenções no ambiente. Transformar a sua casa em uma smart home é mais simples do que você pode imaginar. Basta ter uma conexão Wi-Fi estável e, preferencialmente, um roteador de duas bandas (2.4 Ghz e 5 GHz), o que torna a conectividade mais eficiente.

Outro ponto importante está na revisão elétrica. Antes de instalar tomadas, interruptores e termostatos inteligentes é fundamental realizar uma revisão completa da instalação elétrica. Se assegure de que não há instalações defeituosas ou sobrecarregadas que possam causar dano aos seus dispositivos.

Além disso, é preciso verificar a compatibilidade entre os equipamentos. Para que os acessórios possam conversar entre si e com o seu smartphone, é preciso que exista correspondência entre eles. Só assim será possível integrar os aparelhos e transformar o seu celular em uma central para ligar remotamente a iluminação da sua casa ou desligar um robô aspirador, por exemplo.

E para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas de como transformar a sua residência em uma smart home. Confira:

Lâmpadas

Hoje já estão disponíveis no mercado lâmpadas que funcionam via Wi-Fi ou Bluetooth. Dessa forma, elas podem ser controladas pelo smartphone, onde é possível acender, apagar, mudar a cor de iluminação ou até mesmo saber o nível de consumo de energia.  

Tomadas inteligentes

Caso você ainda não tenha condições de trocar todos os eletrodomésticos para modelos mais atuais, as tomadas inteligentes são uma ótima pedida. São adaptadores que se conectam nas tomadas normais de casa e permitem monitorar o consumo de energia e até gerar relatórios de consumo. Além disso, se conectam com outros dispositivos inteligentes para ligá-los ou desligá-los de maneira automática, de acordo com horários pré-programados.

Fechaduras inteligentes

As fechaduras inteligentes prometem proteger sua casa com tecnologia que dispensa o uso de chaves na porta. Entre as opções presentes atualmente no mercado temos: abertura via códigos numéricos, cartões magnéticos, aplicativos de celular, chaves virtuais e até leitura biométrica. A maioria pode se conectar com o seu assistente de voz e, assim, é possível saber até quando tem visitantes esperando do lado de fora de casa.

Máquina de lavar

As máquinas de lavar são um bom exemplo de eletrodomésticos que ganharam sua versão smart e através da inteligência artificial podem ser controlados à distância pelo celular. Facilidade que promete também trazer a redução de gastos com a conta de luz. Entretanto, esse tipo de tecnologia é nova e ainda apresenta preços mais altos.

Benefícios da conectividade

Além de impressionar moradores e visitantes, a smart home é uma casa funcional, segura e amiga do orçamento familiar. Com isso, entre os benefícios proporcionados pela modernização está a economia de energia e dinheiro.  Dessa forma, dependendo do sistema de automação escolhido, é possível monitorizar o consumo de eletricidade da casa em geral ou de cada eletrodoméstico em particular. E, a partir destes dados, é possível fazer os ajustes necessários para poupar na fatura do final do mês.

Mas não para por aí. Outra vantagem está na liberdade e conforto de poder ter o controle de toda a casa na palma da mão. Ou ainda na segurança gerada pela interconectividade, com vigilância e monitoramento em tempo real. É possível saber exatamente o que está acontecendo e receber alertas em tempo real sobre quaisquer ocorrências questionáveis. Além disso, se você ficou em dúvida se realmente fechou a porta, é possível confirmar e até acionar as travas através de um smartphone, tablet ou computador.

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Dicas

Academia no condomínio

Escrito por Alinea Urbanismo | 25.03.2022

Dicas | Loteamentos

Alínea Vivenda São José, um novo jeito de morar

Escrito por Alinea Urbanismo | 18.03.2022

Desenvolvido por wid.studio