Responsabilidade ambiental no mercado imobiliário

Escrito por Alinea Urbanismo | 23.10.2021

Não é segredo para ninguém que a construção civil gera impacto no meio ambiente. Por isso, tomar decisões socialmente responsáveis ​​e moralmente corretas é uma tendência que vem crescendo neste novo momento do mercado imobiliário. E que tem o sistema ESG (Environmental, Social and Governance) como uma estratégia de crescimento e fortalecimento para as empresas que desejam se destacar em um cenário cada vez mais competitivo.

Aliado a isso, também temos um aumento no volume de investimento em ações sociais. O que faz com que, juntas, estas medidas construam uma cartilha de prioridades que devem ser adotadas pela indústria construtiva. Isso é reflexo direto de uma mudança de postura mundial, pautada principalmente pela necessidade de uma maior consciência sustentável e transparência nas ações pessoais, organizacionais e governamentais.

Consciência sustentável na construção civil

Hoje em dia não adianta investir apenas em tecnologias construtivas. Especialistas do setor reforçam que, mais do que erguer uma edificação e garantir que ela seja funcional, é preciso reduzir o impacto das obras. Tanto em relação aos recursos naturais, quanto às comunidades onde os empreendimentos estão inseridos.

É preciso respeitar políticas ambientais de consumo consciente de água e energia. Além de garantir conforto e saúde aos ocupantes e, claro, respeitar a realidade socioeconômica da região. Tudo isso será ainda mais representativo se pensarmos em um futuro não muito distante, visto que o planeta já está dando sinais de esgotamento.

Entre os cuidados que precisam ser observados pelas empresas, estão os processos que vão do início ao fim de uma construção como, por exemplo, descarte correto de entulhos de obra e investimento em reciclagem. Além, é claro, da proteção do ecossistema local e um maior cuidado para evitar a degradação de áreas de manancial.

Dessa forma, as construtoras e incorporadoras podem estabelecer uma Política de Sustentabilidade para garantir a gestão dos aspectos do meio ambiente, focando principalmente na prevenção da poluição e no incentivo ao uso consciente dos recursos. E isso vale para o desenvolvimento de todos os tipos de projetos, sejam eles de construção, reforma ou manutenção.

Alínea e seu comprometimento socioambiental

Planejar empreendimentos com responsabilidade socioambiental é uma característica dos projetos desenvolvidos pela Alínea Urbanismo. A empresa busca sempre oferecer para seus clientes loteamentos nas melhores localizações e com alto padrão de infraestrutura. Prova disso está na entrega do Bosque Imbituba, com sete meses de antecedência, por exemplo. 

Os 600 lotes comercializados tinham previsão de entrega para abril de 2022. Porém, o cronograma das obras foi acelerado e os moradores já receberam seus terrenos, com infraestrutura completa. O empreendimento tem ruas e avenidas pavimentadas, rede de energia elétrica e iluminação pública, drenagem pluvial, rede de água e paisagismo diferenciado.

Outro destaque é a área de lazer, com academia ao ar livre, playground e a Praça do Bosque. A preocupação com o meio ambiente segue os demais projetos Alínea, que dão preferência a espécies nativas. Dessa forma, em 30 anos de trajetória, a empresa já promoveu o plantio de mais de 30 mil árvores, desenvolvendo projetos paisagísticos diferenciados.

Este é mais um empreendimento entregue com as características presentes em todos os trabalhos realizados pela loteadora. São espaços que permitem um estilo de vida diferenciado, com uma concepção urbanística moderna, alto potencial de valorização e, principalmente, respeito socioambiental. Tudo isso idealizado e executado por equipes multidisciplinares, que utilizam engenharia de ponta e obedecem a um rigoroso controle de qualidade.

Além da excelência nos loteamentos entregues, a Alínea também atua com foco no bem estar das comunidades onde está presente. Por isso, o compromisso social sempre foi prioridade e, com ele, também se afirma a preocupação em buscar mão de obra local, promovendo emprego e renda. Sendo assim, a cada novo projeto, são geradas em média 100 novas vagas indiretas, que impactam no desenvolvimento das regiões. 

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Dicas

Alínea Vivenda dos Açores chega a São José

Escrito por Alinea Urbanismo | 29.11.2021

Dicas

Vantagens dos condomínios

Escrito por Alinea Urbanismo | 24.11.2021

Desenvolvido por wid.studio