Reciclagem e outros hábitos sustentáveis fazem da J.A. Urbanismo uma empresa que preza pelo meio ambiente

Escrito por Alinea Urbanismo | 20.12.2017

reciclagem

A prefeita de São José (SC), Adeliana Dal Pont, homologou em novembro de 2017 o Decreto-lei nº 5.638 que institui o Dia Municipal da Reciclagem. De acordo com o documento, a data foi criada para estimular a conscientização sobre a importância da reciclagem do lixo e uso racional de materiais que serão descartados, promovendo eventos no âmbito municipal, principalmente nas escolas, em todos os níveis de educação. Outras ações de “conscientização da população, visando a redução do desperdício, reutilização de bens materiais e reciclagem de materiais de forma correta” também serão incentivadas, e haverá ainda um incremento na coleta seletiva, que será amplamente divulgada entre os cidadãos, no comércio e nas indústrias.

reciclagem

NA J.A. URBANISMO, O INCENTIVO À RECICLAGEM É UMA REALIDADE

A J.A. Urbanismo se antecipou ao Decreto-lei assinado pela prefeita de São José, e vem, há alguns anos, incentivando a cultura da sustentabilidade e promovendo a reciclagem, a coleta seletiva, e o uso consciente de materiais e recursos. Por exemplo, na empresa as folhas de papel são usadas frente e verso, as lâmpadas comuns foram trocadas por econômicas (fluorescentes ou de LED). As luzes são desligadas quando não há ninguém no ambiente, não há desperdício de papel toalha, os ares-condicionados são utilizados na temperatura adequada e pelo tempo certo. Os funcionários usam canecas de cerâmica para o café e copos não descartáveis ou garrafinhas para beberem água.

Nosso laboratório de solos realiza pesquisas constantes para garantir melhor utilização do terreno, menor desperdício de materiais – com otimização do uso de matéria-prima e redução da geração de resíduos – e maior desempenho de pavimentos e meio-fio, diminuindo os gastos com manutenção.

Outra preocupação da construtora é garantir a qualidade de vida e o bem-estar de seus clientes e da comunidade no entorno de seus empreendimentos. Para isso, nossos projetos paisagísticos dão prioridade para espécies nativas ornamentais, além de recuperar áreas degradadas, trabalho feito após detalhada pesquisa para que haja enriquecimento vegetal e garantindo perdas mínimas ao ecossistema.

 

RECICLAGEM: OS CUIDADOS DEVEM SER DE CADA UM. FAÇA SUA PARTE!

Quase metade do lixo das cidades brasileiras pode ser reciclado, no entanto, somente 10% dos municípios têm coleta seletiva de resíduos sólidos. Esse número tão baixo faz com que os lixões e aterros sanitários tornem-se grandes problemas para as cidades e dar um destino correto ao lixo produzido pela população está entre os desafios dos governantes para os próximos anos.

A coleta seletiva de resíduos e o encaminhamento destes para a reciclagem é a saída mais viável. Além de ajudar a resolver a questão da gestão de lixo e reduzir o impacto ambiental, a reciclagem gera emprego, movimenta a economia e promove inclusão social. Nesses municípios que realizam a coleta seletiva, cooperativas de trabalhadores fazem a separação, seleção, limpeza e encaminhamento dos resíduos (algumas até processam e comercializam o material).

Você pode (e deve!) separar o lixo doméstico. O ideal é que os resíduos sejam classificados em: orgânico seco não-reciclável e seco reciclável.

reciclagem

Óleo de cozinha também pode ser reciclado. Muitas cidades têm entidades que fazem a coleta domiciliar de óleo de cozinha usado, que deve ser armazenado em garrafas PET para ser transformado em sabão. Mais do que separar o lixo para reciclagem é importante rever hábitos de consumo a fim de diminuir a produção de resíduos.

reciclagem

Avatar Alinea Urbanismo

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Alínea Urbanismo | Dicas

Experiências Alínea: turismo ecológico em Santo Amaro da Imperatriz

Avatar Alinea Urbanismo Escrito por Alinea Urbanismo | 17.05.2023

Alínea Urbanismo | Dicas

Plantas de pleno sol e meia sombra: qual a diferença?

Avatar Alinea Urbanismo Escrito por Alinea Urbanismo | 31.03.2023

Desenvolvido por wid.studio