Que tal dar up na fachada de casa?

Que tal dar up na fachada de casa?

Escrito por Alinea Urbanismo | 07.05.2021

Todo mundo sabe que a primeira impressão é a que fica. Por isso, ter uma fachada bonita é um bom passo para tornar a imagem da sua casa mais agradável para quem for te visitar pela primeira vez. E para que a decoração dessa parte frontal seja perfeita, é fundamental aliar as dimensões da construção com elementos que deem personalidade a este espaço. 

Além disso, elas são responsáveis por deixar a aparência da residência mais atrativa e valorizar o imóvel. Dessa maneira, atuam como verdadeiros cartões de visitas que refletem a cara de seus moradores, sem deixar de ser uma prévia do que está por vir na parte interna. 

E se engana quem pensa que para dar um upgrade no visual externo da casa é preciso um alto investimento. É possível chamar a atenção de fachadas de casas simples com alternativas criativas e materiais baratos. O principal é que esta área esteja sempre limpa e organizada, para não passar uma mensagem errada, de descuido ou desleixo.

Se a fachada de sua casa anda meio caidinha, inspire-se nas dicas que separamos abaixo. Confira:

Jogo de iluminação 

Um projeto de iluminação na fachada pode dar um tom de elegância e requinte para a entrada da casa. Se possível, opte pelas lâmpadas de LED que são sustentáveis. Além de ajudar o planeta, você ganha um toque de modernidade. Da mesma forma que, com um bom jogo de luz é possível dar evidência a pontos fortes ou detalhes mais elaborados da decoração. 

Jardins verticais

Os jardins verticais podem ser um projeto único ou a extensão de um jardim tradicional, podendo cobrir pequenos ou grandes espaços. Este recurso é tendência na decoração de fachadas de casas e edifícios. Dê um toque natural com trepadeiras e plantas, verdes ou com flores. 

Cerâmica e pedra na fachada

Se a ideia for investir em uma fachada mais moderna, use e abuse de pedras e cerâmicas. Elas são ideais para proteger o muro dos efeitos da umidade do ar e de infiltrações. Além disso, a técnica também ajuda na regulação da temperatura e garante um ambiente mais agradável no inverno e fresco no verão. 

Metal e vidro

Metal e vidro dão um ar de modernidade para a casa. Além disso, o uso do vidro garante um melhor aproveitamento da luz natural do sol, o que torna a entrada da casa mais bonita e também ecologicamente correta.

Alternância de cores e texturas

Uma fachada que alia diferentes materiais, cores e texturas pode ser um verdadeiro espetáculo estético. Só que isso vai depender do bom senso na hora das escolhas. Dessa forma, cores claras aliadas com um toque de madeira resultam em fachada elegante. Aqui a inspiração pode vir da arquitetura italiana da Toscana. 

Caminho de entrada

Deixe que as plantas sejam protagonistas com um caminho no gramado e ladeado por pequenos arbustos. Além disso, para demarcar esse trajeto você também pode investir em blocos de madeira ou pedras. 

Ar retrô

Dê um toque especial com cobogós coloridos, por exemplo. Este recurso é tão bonito para a área externa quanto para a interna, principalmente por deixarem a luz natural e a ventilação entrarem nos ambientes. São peças originalmente feitas de argila ou cimento e que hoje têm um toque de sofisticação e inovação. Com isso, o recurso deixa de ser apenas funcional para se tornar parte da decoração.

Fachadas pequenas

Dê um destaque especial para a entrada da casa. Fachadas pequenas com telhado embutido trazem uma estética moderna. Além disso, melhore esses espaços pequenos agregando uma pérgola de cor escura para contrastar com o cenário.

Tijolo à vista

São um ótimo recurso e podem ser a estrela da fachada. O emprego do tijolo à vista dá um ar mais rústico à construção. 

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Dicas

Benefícios do jardim de inverno

Escrito por Alinea Urbanismo | 28.05.2021

Dicas

Lavabo: funcionalidade e sofisticação

Escrito por Alinea Urbanismo | 14.05.2021

Desenvolvido por wid.studio