Escrito por Alinea Urbanismo | 26.04.2020
Você sabe exatamente qual a renda mensal de sua família e quais são, exatamente, os gastos que vocês têm? De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mais de 50% dos brasileiros não sabem dizer quanto recebem nem quanto e onde gastam o dinheiro todos os meses. E isso reflete diretamente em déficits no orçamento familiar.
Planejamento financeiro está longe de ser um assunto conversado naturalmente nas famílias brasileiras. E essa é uma das causas do alto índice de inadimplência no país: 65,1% das famílias possuem algum tipo de dívida, seja ela de cartão de crédito, cheque especial ou carnê de compra a prazo.
Mesmo entre as pessoas que afirmam ter o hábito de controlar as finanças, o método usado costuma ser falho. Por exemplo, é comum anotar as receitas e gastos maiores, como salário e pagamento do aluguel, mas muita gente esquece de colocar na planilha o quanto se gasta com o docinho e o café diariamente, após o almoço, e, no fim do mês, de dez em dez reais, o montante desembolsado pode ser bastante significativo.
Grosso modo, planejamento familiar nada mais é do que traçar estratégias para realizar sonhos que necessitam de dinheiro para serem realizados. Como, por exemplo, fazer uma viagem, pagar uma faculdade, comprar um carro ou um imóvel, e ter estabilidade financeira e uma boa aposentadoria.
Para isso, deve-se considerar os ganhos (receita) de todos os membros da família e os gastos, cortar os gastos com supérfluos e, sempre que possível, investir o dinheiro.
Organizar as contas pessoais de cada membro da família, mesmo em casos de famílias que juntam os ganhos e dividem os gastos entre todos. Separe contracheques, recibos, vales e comprovantes de rendimento. Do mesmo
modo, as notas e os cupons fiscais que comprovem os gastos.
Separe os ganhos em fixos (salários) e extras, que são os pagamentos por serviços freelancer. Do mesmo modo, classifique as despesas em fixas (aluguel, telefone, parcelas de financiamento, supermercado, luz etc.), esporádicas (cinema, lanche, roupa etc.) e supérfluos (aquelas compras desnecessárias, de itens que adquirimos por impulso e, muitas vezes, nem são usadas).
Com os ganhos e gastos classificados, crie uma planilha (você pode utilizar o Excel ou um aplicativo disponível para computador ou smartphone). Isso ajuda a visualizar melhor para onde vai o dinheiro e identificar os gastos desnecessários, a fim de evitá-los.
A regra básica, de distribuição dos gastos é: até 50% da renda mensal devem ser usados para pagar gastos fixos (moradia e alimentação). E 30% pode ser destinado a gastos de lazer e estilo de vida, e os outros 20% devem ser poupados para alguma emergência ou utilizados em algum investimento.
Ajuste seus hábitos de vida para que os gastos não sejam maiores que os ganhos. Corte gastos feitos por impulsos, evite comprar algo só porque está na moda, prefira ir a lugares mais baratos ao invés de lugares mais famosos. Construa hábitos de consumo mais conscientes.
Cortar gastos supérfluos não quer dizer que você não deve nunca mais sair para jantar para comemorar uma data especial ou chamar os amigos para um churrasco no seu aniversário, por exemplo, significa que esse tipo de gasto não deve se tornar rotineiro.
O planejamento financeiro deve ser feito de tal forma que a economia se torne algo natural, sem grandes sacrifícios. Por isso, é importante conhecer os gastos, conversar sobre eles, ter disciplina e ajustar a sua relação com o dinheiro e com o consumo.
Uma maneira de otimizar o seu dinheiro, é aplicando-o em investimentos seguros. E uma das formas mais seguras de garantir esse processo é através da compra de um terreno. Os terrenos são investimentos bastante seguros, que não costumam sofrer depreciação de valor, e no caso dos loteamentos, a estrutura do empreendimento contribui ainda mais com a valorização ao longo do tempo. Comprar um lote é excelente maneira de aumentar seu patrimônio. A liquidez dos lotes é bastante interessante, pois eles costumam ser fáceis de vender e oferecem um lucro maior.
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio