PISCINA EM CASA: COMO COMEÇAR A CONSTRUIR ESSE SONHO?

Escrito por Alinea Urbanismo | 22.10.2018

Piscina em casa; como construir piscina

Ter uma piscina em casa é o desejo de muitas famílias. Há algumas décadas, era muito caro ter e manter uma piscina, mas hoje há inúmeras opções no mercado e até financiamentos para facilitar a compra ou a construção de piscinas domésticas.

Se você é um dos milhares de brasileiros que sonham em ter uma na sua casa ainda para o próximo verão, confira nossas dicas!

# Conheça o terreno

É preciso contratar profissionais especializados para avaliar a topografia e o tipo de solo do terreno. As melhores empresas de instalação de piscina exigem o relatório de solo antes de começar a obra.

Além disso, é preciso escolher um local que tenha privacidade, que não seja perto de plantas ou árvores que soltem muitas folhas ou que tenham raízes grandes.

# Não faça nada sozinho

Mesmo que tenha algum conhecimento prévio, não faça nada sozinho. Cavar o terreno requer aptidão e instrumentos necessários. Do mesmo modo, nenhuma instalação ou ligação de água ou motor deve ser realizada por leigos. Isso pode trazer prejuízos financeiros e colocar sua segurança em risco.

# Conheça os custos de manter uma piscina

Para cuidar da piscina, manter a água limpa e própria para banho, você vai precisar realizar cuidados diários, semanais e mensais, como controlar o pH e os níveis de cloro e manter o filtro limpo. É necessário aspirar o fundo e retirar sujeiras da superfície. Esses cuidados envolvem também a utilização de produtos específicos, por isso, é importante saber quais os gastos fixos com a manutenção da piscina.

Antes de escolher, conheça as diferenças entre os modelos de piscinas

Piscinas de concreto

A grande vida útil e a possibilidade de se criarem infinitos formatos, tamanhos e profundidades fazem da piscina de concreto uma opção interessante para quem deseja criar um conjunto arquitetonicamente harmonioso entre piscina, casa e quintal. Permitem acabamento mais luxuoso ou mais simples (que vão de azulejos a diferentes pastilhas de vidro ou cerâmicas, possibilitando, inclusive a criação de mosaicos), projeto luminotécnico personalizado e a instalação de diferentes acessórios, como trampolins e escadas.

Apesar de bonitas e versáteis, as piscinas de concreto demandam bastante cuidado, pois azulejos e pastilhas podem se soltar se não houver total controle da qualidade da água (alterações no pH e na dureza cálcica); são mais propensas a desenvolverem fungos (no rejunte); e não raramente apresentam vazamento, pois o solo pode adensar, criando pequenas fissuras no concreto. Por isso, é fundamental que se faça uma impermeabilização perfeita durante a construção. A manutenção anual com profissionais especializados é recomendada.

Piscina de fibra de vidro

Conhecidas também como fiberglass,  as piscinas de fibra de vidro são mais práticas que as de concreto, pois têm a superfície lisa, não acumulam tantos resíduos e demandam menos manutenção. Além disso, são piscinas mais baratas – por isso são as mais comuns nas casas brasileiras. Seu material tem pouca influência no pH, sendo mais fácil de manter a água própria para banho, e têm baixa ocorrência de vazamentos. Outra vantagem é a instalação, pois a piscina vem “pronta”, basta assentá-la no buraco e fazer as instalações de canos e motor.

Entre as desvantagens estão: a impossibilidade de esvaziamento (pois as paredes podem se romper), o desbotamento da pintura e o alto controle da aplicação de cloro e algicida, que podem manchar a tinta.

Piscina de vinil

O vinil é uma manta impermeabilizante de piscinas e pode receber revestimento de concreto e cerâmica, ou não. Quando não recebem nenhum outro revestimento, é possível manter somente o vinil. A manutenção é semelhante à das piscinas de fibra de vidro, mas é importantíssimo ter cuidado com objetos cortantes e/ou pontiagudos, que possam romper a estrutura vinílica.

Piscinas portáteis (acima do solo)

São ótimas para quem não pode ou não quer ter uma piscina permanente. São práticas, portáteis e muito mais baratas que as outras opções, além de poderem ser transportadas. Sua estrutura é montada com ferro ou, as mais modernas, com fibra de carbono e vinil. A algumas se sustentam somente com o peso da água e com a borda inflável. E, atualmente, há modelos que permitem a instalação de filtros e motores, o que faz com que não haja a necessidade de se esvaziar a piscina sempre que ficar suja, economizando água.

A instalação é simples e pode ser feita com poucas ferramentas. É preciso somente tomar cuidado na escolha e na limpeza do local em que será montada, pois qualquer pedra ou objeto pontiagudo pode furar o material.

Escolheu seu modelo de piscina ideal? Então aproveite, e curta o verão!

Piscina em casa; como construir piscina

Avatar Alinea Urbanismo

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Alínea Urbanismo | Dicas

Experiências Alínea: turismo ecológico em Santo Amaro da Imperatriz

Avatar Alinea Urbanismo Escrito por Alinea Urbanismo | 17.05.2023

Alínea Urbanismo | Dicas

Plantas de pleno sol e meia sombra: qual a diferença?

Avatar Alinea Urbanismo Escrito por Alinea Urbanismo | 31.03.2023

Desenvolvido por wid.studio