Os benefícios das áreas verdes

Os benefícios das áreas verdes

Escrito por Alinea Urbanismo | 13.08.2021

A pandemia tem mudado o comportamento das pessoas, e a partir desse contexto, muitas pessoas começaram a questionar as maneiras de morar. Se antes a tendência do mercado imobiliário estava em apartamentos compactos e práticos, ideais para uma vida moderna e agitada, com a necessidade do isolamento social muitos perceberam que ter mais espaço e uma área ao ar livre são fatores indispensáveis. 

Lugares arborizados trazem mais do que vantagens estéticas ao espaço urbano. O contato com a natureza é um dos melhores estimulantes para a prática de atividades físicas, sensação de bem-estar e diminuição do estresse. Por isso, poder estar próximo de parques, praças e regiões de florestas é um privilégio. Ainda mais que estes locais propiciam o bem-estar e a tranquilidade de quem busca uma vida e mente mais saudáveis. 

De acordo com inúmeros estudos, quem vive próximo a essas áreas corre menos risco de ter hipertensão, problema que pode ocasionar infartos e derrames. Além de contribuir para a diminuição da incidência de problemas relacionados à saúde mental, como depressão e ansiedade, por exemplo. 

Além disso, a busca por imóveis ou loteamentos que estejam localizados em regiões com áreas verdes não atraem somente pelo fator saúde. A natureza por perto é um diferencial que naturalmente gera a valorização do patrimônio e pode ser muito lucrativo no futuro. 

Por isso, se você também tem esse desejo, confira cinco benefícios para quem quem mora perto da natureza:

Contato com ar puro

Árvores, plantas e gramas funcionam naturalmente como filtros de ar. Por isso, é tão bom poder deixar a poluição dos grandes centros e morar em locais que se possa sentir a brisa do mar ou aquele cheirinho do verde. 

Além disso, as plantas também conseguem absorver gases e substâncias danosas que podem ter relação com o surgimento de enfermidades e doenças crônicas. É através da fotossíntese que o ar é renovado e o gás carbônico é convertido novamente em oxigênio. Isso garante um ambiente mais limpo, puro e agradável. 

Lazer diferenciado

A proximidade com uma área verde é extremamente positiva principalmente para aqueles que têm uma rotina super agitada e sobra pouco tempo para o lazer. Gramados e trechos sombreados são ótimos pontos de encontro para rodas de conversas, piqueniques e atividades relaxantes. Para famílias com filhos, nada melhor que um cantinho arborizado que estimule a criançada a se divertir.

Além disso, espaços verdes proporcionam condições adequadas para a prática de esportes e de caminhadas ao ar livre. E isso se torna um estímulo para a prática de esportes. Mais do que fazer bem para a saúde, praticar atividade física regularmente ainda melhora o humor e te deixa mais disposto.

Conforto térmico

Um dos grandes inimigos do verão é o asfalto. Como ele retém muito calor, naturalmente a temperatura se torna mais elevada nos centros urbanos. Lugares menos densos ou que intercalam áreas construídas com pontos verdes não apresentam o mesmo problema, visto que são mais ventilados e sombreados. Daí a importância da presença de árvores e vegetação para se ter conforto térmico, com temperaturas mais amenas.

Menos preocupação com ruídos

Além de ajudar a amenizar o calor, uma área verde também é capaz de reduzir a poluição sonora presente nos bairros. Isso porque as árvores funcionam como bloqueios naturais de ruídos emitidos por veículos, fábricas e estabelecimentos diversos.

Diminuição do estresse

Ter a oportunidade de relaxar, praticar esportes e se divertir com a família sempre que tiver vontade é um privilégio para poucos. E não ter que se deslocar para isso é uma benção. 

As gerações atuais vivem em um eterno looping de compromissos e horas intermináveis no trabalho, esquecendo, muitas vezes, que a pausa é necessária para se ter o mínimo de qualidade de vida. 

Por isso, quem mora perto da natureza dificilmente é acometido pelo estresse. Afirmação comprovada por estudos que revelaram que viver perto de áreas verdes torna as pessoas mais felizes e, consequentemente, mais saudáveis.

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Dicas

Materiais de construção sustentáveis

Escrito por Alinea Urbanismo | 22.09.2021

Dicas

Financiamento imobiliário em alta

Escrito por Alinea Urbanismo | 16.09.2021

Desenvolvido por wid.studio