Escrito por Alinea Urbanismo | 05.12.2018
Por mais que tenhamos atenção com segurança, nunca estamos totalmente a salvo de imprevistos, acidentes e intempéries. O mesmo acontece com nosso patrimônio: ainda que sejam tomados todos os cuidados necessários durante a construção e/ou com as manutenções necessárias – tanto na estrutura da casa quanto nos aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos –, há o risco de sinistros com prejuízos financeiros.
Para além das precauções diárias, quem deseja se proteger de gastos extras decorrentes de contingências relativas a imóveis deve adquirir um seguro residencial.
Lembre-se de procurar uma empresa especializada e de confiança para realizar o seu seguro residencial.
O seguro residencial funciona de maneira semelhante ao seguro de automóveis: você contrata um serviço e tem seu patrimônio assegurado financeiramente em caso de acidentes ou outros sinistros.
Em uma casa, é possível assegurar toda a construção (estrutura da casa), os móveis e objetos que estão nela e até proteger contra danos a terceiros. Todos os itens devem estar discriminados na apólice, bem como o valor do prêmio e da indenização em cada caso.
O seguro é calculado de acordo com o preço do metro quadrado do imóvel e sua localização, que considera riscos como fatores climáticos. Por exemplo, se a casa está em uma região com alta incidência de descargas elétricas.
As coberturas oferecidas envolvem, normalmente, proteção em caso de incêndios, explosões, descarga elétrica e outros acidentes elétricos, vendavais e roubo. Mas há seguradoras que oferecem também indenização em caso de danos causados a terceiros por algum integrante da família – se o cachorro atacar o carteiro, por exemplo.
Leia atentamente a proposta, pois algumas apólices cobrem danos integralmente. Por exemplo, se a geladeira for queimada por um raio, algumas seguradoras garantem a compra de outra geladeira igual ou de modelo similar, outras cobrem somente o conserto da geladeira.
O seguro pode ser contratado somente para as estruturas do imóvel; somente para os itens de dentro da casa; ou ainda para ambos. Alguns oferecem serviços de assistência especializada, como chaveiro, encanador e eletricista.
Como a seguradora não faz levantamento dos bens e dos valores destes, como móveis e aparelhos eletrônicos ou eletrodomésticos, cabe ao segurado comprovar a existência desses itens, seja por meio de notas fiscais, fotografias ou manuais de instruções. Tudo isso deve ser acordado entre seguradora e segurado.
Para evitar desperdício, considere o custo-benefício do serviço que deseja contratar, isto é: se sua casa está em uma área suscetível a tempestades de raios, dê preferência aos seguros com melhor cobertura contra prejuízos causados por descarga elétrica.
Por fim, pesquise a reputação da seguradora. Converse com quem tem apólices de seguro da empresa que deseja contratar e com quem já utilizou os serviços. Afinal, tão importante quanto os valores é a qualidade e a prontidão do atendimento.
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio