O que vai estar em alta na decoração em 2021

Escrito por Alinea Urbanismo | 22.12.2020

Tempo de ficar em casa: é assim que 2020 será lembrado para sempre por todos nós. A pandemia de covid-19 deixará marcas em todos os aspectos da sociedade, nas questões de saúde, economia, no cotidiano e até mesmo na decoração de nossas casas. Ao ficarem mais tempo em casa, as pessoas prestaram mais atenção aos detalhes que precisavam ser mudados e acabaram se animando em fazer pequenas reformas, como pintar paredes e mudar móveis de lugar: tudo para deixar os ambientes mais aconchegantes e práticos. 

O home office, certamente, é o grande “legado” da pandemia quando o assunto é decoração / reforma, e é uma tendência que veio para ficar. Forçados a trabalhar de casa, funcionários de empresas viram a necessidade de ter um escritório, por menor que fosse. Logo, muitos investiram em boas mesas e cadeiras para montar seu cantinho de trabalho.

Mas, virando a última página do calendário, é tempo de olhar para frente e conhecer as tendências de decoração de casas para o próximo ano.

TENDÊNCIAS DE DECORAÇÃO PARA 2021

Arquitetos, designers de interiores e arquitetos apostam que, em 2021, a decoração dos lares brasileiros vai girar em torno do que as pessoas buscaram no ano anterior. 

Conheça as principais tendências para os lares no próximo ano:

Conforto 

A procura por mais aconchego em casa reinou em 2020 e não será diferente no ano que entra. Para um lar mais acolhedor, invista em materiais como madeira, linho, papéis de parede e almofadas. Isso tudo vai trazer um ar de comodidade para o seu recanto e fazer você querer ficar mais em casa, mesmo depois da vacina para o coronavírus. 

Cores

Como de costume, a Pantone divulgou recentemente as cores de 2021: PANTONE 17-5104 Ultimate Gray + PANTONE 13-0647 Illuminating. O cinza traz resiliência e o amarelo lembra felicidade. Segundo a empresa, dois sentimentos tão importantes no momento que vive o mundo. 

Menos consumismo

A palavra-chave do novo ano é: reutilizar! Pinte móveis desgastados, forre almofadas, mude as paredes e os móveis de lugar. O consumo consciente é fundamental, então, aproveite o que já tem em casa e reutilize! A moda é deixar a casa nova, mas sem estourar o orçamento.

Estilo industrial orgânico

O estilo industrial, que tem como principal característica as estruturas aparentes, como tijolos, vigas e encanamento e conta com o aspecto de ferrugem e ar envelhecido, pode ganhar móveis e acabamentos em madeira e peças de decoração em fibras naturais, trazendo um ar mais natural e orgânico à decoração.

De acordo com a Revista Casa Vogue, quem deseja dar uma repaginada na decoração e deixar a casa na moda deve apostar em paredes coloridas (o verde está em alta nos mais variados tons, mas principalmente verde-menta e verde escuro), em móveis e acabamentos em madeira clara e madeira natural, e em peças com design inspirado nos anos 1980.

Como ainda devemos permanecer mais tempo em casa até que a pandemia seja dada como controlada, é fundamental investir em conforto e funcionalidade. Crie ambientes que, além de funcionais, possam proporcionar momentos de lazer, como um pequeno bar ou um cantinho de leitura, para, assim, desfrutar de bons momentos na sua própria casa. 

Avatar Alinea Urbanismo

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Alínea Urbanismo | Decoração | Dicas

Projetos sustentáveis: telhados e paredes verdes

Avatar Alinea Urbanismo Escrito por Alinea Urbanismo | 10.03.2023

Decoração | Dicas

O que é arquitetura biofílica?

Avatar Alinea Urbanismo Escrito por Alinea Urbanismo | 30.06.2021

Desenvolvido por wid.studio