Escrito por Alinea Urbanismo | 22.06.2020
Muitos brasileiros investem na compra de um imóvel para ser a casa da família por muitos anos. Com o passar do tempo, os ambientes vão se adaptando às necessidades, aos gostos e às mudanças na composição dos moradores. Nesse movimento, os filhos crescem e saem para estudar, casar ou simplesmente porque chegou a hora de terem sua própria casa. Mesmo quando a saída dos filhos acontece de maneira natural e feliz, há um momento em que os pais
precisam encarar o quarto que ficou vazio.
É normal que os pais se sintam emocionalmente abalados com a saída dos filhos de casa. Mesmo quando a mudança se dá sem rompimentos, pode haver a sensação de que os pais perderam sua função na família. A isso, a psicologia dá o nome de Síndrome do Ninho Vazio.
Em geral, essa sensação de perda dura somente algumas semanas, até que uma nova rotina seja estabelecida, mas há casos em que um dos pais pode desenvolver ansiedade, distúrbio do sono, melancolia e até depressão. Transformar o quarto que era dos filhos ajuda a superar a Síndrome do Ninho Vazio. Por essa razão, é bastante indicado que a saída de um filho da casa dos pais seja planejada por todos que vivem juntos, e isso inclui decidir como usar o cômodo que vai esvaziar, para que não vire um “quartinho da bagunça”.
Antes de determinar como o ambiente será usado, é preciso considerar o dia a dia, as necessidades, os hobbies etc. dos moradores, para que o cômodo se torne um espaço útil e agradável.
Para dar vida nova ao quarto vazio, basta definir qual função o antigo quarto terá, estabelecer prioridades, usar algumas referências para se inspirar e, claro, dar um toque de personalidade.
Vale lembrar que, se optarem por fazer uma reforma que envolva a remoção de paredes ou outras estruturas, é necessário contratar um profissional e verificar se há necessidade de registrar a obra na prefeitura. Veja nossas sugestões para transformar o antigo quarto dos filhos em um ambiente novinho.
O home office está em alta, pois o trabalho remoto é uma tendência que veio para ficar. Uma boa dica é colocar um sofá-cama que possa ser usado por hóspedes.
Ter uma miniacademia em casa é uma ótima opção para quem quer manter a forma e ter mais saúde. O ideal é escolher um aparelho para exercícios aeróbicos (esteira, elíptico ou bicicleta ergométrica, por exemplo), uma barra na parede, colchonete, alguns pares de halteres leves e uma bola suíça (como as usadas em aulas de pilates).
Dependendo da posição do quarto que ficará vago, é possível anexá-lo ao quarto do casal e criar um closet.
Ter um cinema em casa é mais simples e barato do que você imagina. Você pode começar com uma boa televisão e poltronas ou um sofá grande e confortável. Saiba como é possível transformar um cômodo da sua casa em cinema.
O quarto extra pode se tornar um aconchegante espaço para leitura, para a prática de hobbies (como pintura, costura ou outros trabalhos manuais), para a prática de alongamento, de ioga ou, simplesmente, um espaço “zen”, para relaxar.
Se os filhos saíram de casa e logo vieram os netos, transformar o quarto vago em brinquedoteca e quarto para os pequenos é uma excelente opção.
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio