Escrito por Alinea Urbanismo | 30.08.2020
Com a chegada da Primavera aumentam as buscas por ar-condicionado. Muitas pessoas preferem se antecipar e não esperar pelo forte calor do Verão – que, normalmente, leva ao aumento dos preços desses aparelhos. Se você é uma dessas pessoas e está considerando instalar um condicionador de ar em casa, saiba que é preciso considerar alguns fatores, como fiação elétrica, tubulação para saída de água, ou até mesmo uma viga estrutural.
Para você saber mais sobre esse assunto e não entrar numa fria na hora de escolher o modelo de ar-condicionado e da instalação do aparelho, confira nossas dicas!
Saiba quais são os tubos e fiação elétrica indicados para a instalação
Qualquer instalação de aparelho elétrico exige materiais específicos, como tubulação própria. Para ares-condicionados, os tubos devem ser de material que suporte a carga térmica, como alumínio ou cobre. Para a drenagem da água, os tubos devem ser de PVC.
Em construções mais novas, é comum encontrar a “espera para ar-condicionado”, ou seja, cabos dinamizados, adequados para esse tipo de aparelho. Se na sua casa não houver esse tipo de fiação, é recomendado contratar um eletricista para verificar a capacidade elétrica e fazer ajustes, se necessário.
Neste momento, é preciso prezar pela qualidade, pois escolher materiais de baixa qualidade para economizar dinheiro pode gerar sobrecargas e, por consequência, prejuízos futuramente e ainda pôr em risco a casa e a família.
Escolha o local onde será instalado o ar-condicionado
O aparelho deve ser colocado em uma parede sem vigas ou colunas e fora da passagem da tubulação elétrica ou de água e esgoto. Também não é recomendado que seja instalado em paredes com grande incidência de raios solares.
A saída de ar deve ser livre, sem nenhum equipamento ou outra estrutura que possa obstruir a passagem.
Saiba qual é a capacidade elétrica da sua casa
A maioria dos aparelhos de ar-condicionado são 220 V. Por isso, é necessário conhecer a capacidade elétrica da casa antes da instalação. Se for monofásica em 110 V, pode implicar na mudança de toda a rede (que deve ser solicitada à
distribuidora de energia da região).
Se o sistema for bifásico, um eletricista pode realizar as alterações nos pontos que receberão os condicionadores de ar.
Conheça a capacidade térmica do aparelho
Para conseguir refrigeração eficiente sem sobrecarga do aparelho, é necessário considerar a potência do aparelho, dada em BTUs (Unidade Térmica Britânica); a incidência solar; e o tamanho do ambiente.
Por exemplo: um cômodo com cerca de 10 m2, com incidência de raios solares somente pela manhã, um aparelho de 7500 BTUs costuma ser adequado. No entanto, se esse mesmo cômodo receber insolação maior à tarde ou durante o dia inteiro, serão necessários 9000 BTUs para tornar o ambiente mais agradável.
Tenha certeza de que você consegue fazer a instalação ou contrate um profissional
Algumas pessoas possuem conhecimento teórico e prático para realizarem a instalação de um ar-condicionado. Porém, é preciso saber que esse tipo de aparelho possui algumas particularidades. Então, se você não tiver segurança, contrate um profissional capacitado – principalmente se o modelo escolhido for split.
Isso garante a eficiência do aparelho, gera economia na conta de luz e evita acidentes.
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio