Morar perto da praia: dê uma chance para a sua qualidade de vida

Escrito por Alinea Urbanismo | 22.10.2019

O contato com a natureza, a sensação de liberdade, o pé na areia, o vento batendo no rosto. Tudo isso é sinônimo de bem-estar e qualidade de vida. Não por acaso, morar perto da praia é o sonho de muita gente. 

E, além da satisfação pessoal, a ciência explica algumas razões pelas quais viver próximo ao mar traz tanta felicidade. Há provas que felicidade não é somente subjetiva. Ela é fruto, também de combinações de fatores, inclusive fisiológicos. Entre eles, liberação de substâncias que afetam o funcionamento do organismo e o equilíbrio hormonal.

São inúmeros os estudos que relacionam morar perto do mar à maior qualidade de vida. Aqui, separamos algumas razões para você investir no Bosque Imbituba e realizar o sonho de estar perto da praia. Confira!

 

Contato mais próximo com a natureza

As energias trocadas entre o corpo, a água e a areia proporcionam alívio para depressão leve, estresse, ansiedade e outros problemas psíquicos.

Como se sentir bem psicologicamente é o primeiro passo para buscar hábitos de vida mais saudáveis, a praia é o lugar perfeito para quem deseja ter corpo são e mente sã. 

Pesquisadores do Reino Unido estudaram, durante cinco anos, a sensação de bem estar e a saúde física de pessoas que viviam perto da natureza. Eles compararam com pessoas que moravam em áreas urbanas. 

A conclusão apontou que quem vive em contato com a natureza tem o corpo e a mente mais saudáveis e equilibrados.

 

Os efeitos terapêuticos do mar 

O mar é uma importante fonte de cura de doenças. O uso da água salgada vem da Grécia Antiga e tem o nome de talassoterapia. Aliás, o uso do mar para a cura é bem mais antigo que uso do mar para o esporte e o lazer.

Segundo estudiosos e praticantes da talassoterapia (em grego, talasso é relativo a mar, e terapia é cura), o iodo presente nas águas tem propriedades curativas. 

Isso sem falar o relaxante barulho das ondas do mar. Elas ativam o córtex pré-frontal do cérebro, região relacionada às emoções. Dessa forma, fazem com que o bem-estar e a noção de autoconhecimento se ampliem. As ondas são responsáveis, ainda, por promover alterações moleculares capazes de aliviar o estresse e trazer equilíbrio emocional.

 

Uma vida mais ativa

Ao morar perto do mar é um convite à prática de atividades ao ar livre. O esporte acaba sendo uma opção entre as muitas atividades possíveis, como corrida, caminhadas, ioga, treinamento funcional e  slack line. Esses são alguns exemplos de exercícios na areia. Eles têm a vantagem de requerer mais esforço e, assim, aumentar o gasto calórico e fortalecer músculos e articulações.

O mar é, também, uma fonte de possibilidades de exercícios, como surfe, windsurfe e kitesurf. Os exercícios físicos são essenciais para a saúde dos ossos, para blindar o sistema imunológico e cardiovascular. Além disso, ativa o metabolismo e a vitamina D, sintetizada por meio da exposição à luz solar. 

 

Estilo de vida mais sustentável

Do mesmo jeito que as pessoas se sentem mais estimuladas a praticarem exercícios físicos e terem uma vida mais saudável quando vivem perto da praia, outros hábitos de vida acabam sendo positivamente mudados. 

Com o passar dos dias, as pessoas se conectam à energia da natureza, vivendo em maior harmonia. Isso influencia na alimentação, e no estilo de vida, por exemplo. A pessoa torna-se mais consciente com relação ao que consome, a como descarta o lixo, ao modo como trata as pessoas próximas, etc.  

Avatar Alinea Urbanismo

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Alínea Urbanismo | Dicas

Experiências Alínea: turismo ecológico em Santo Amaro da Imperatriz

Avatar Alinea Urbanismo Escrito por Alinea Urbanismo | 17.05.2023

Alínea Urbanismo | Dicas

Plantas de pleno sol e meia sombra: qual a diferença?

Avatar Alinea Urbanismo Escrito por Alinea Urbanismo | 31.03.2023

Desenvolvido por wid.studio