Lavabo: funcionalidade e sofisticação

Lavabo: funcionalidade e sofisticação

Escrito por Alinea Urbanismo | 14.05.2021

Assim como a sala de estar, o lavabo ou banheiro social, como também é chamado, é um cartão de visitas de uma casa. Mais do que isso, ele é um ótimo investimento para aqueles que recebem muitas visitas, mas gostam de manter a privacidade da área dos quartos, por exemplo. Por isso capriche na decoração, mas sem deixar de lado a praticidade que o espaço pede. E não esqueça que o mesmo vale para projetos em escritórios, salas comerciais ou consultórios. 

Com uma função maior que apenas suprir os moradores da casa, esse cômodo deve atender às necessidades dos hóspedes e das pessoas que estão apenas de passagem. Além disso, ele normalmente deve ficar localizado próximo às áreas sociais, para facilitar a circulação, e não precisa ter grandes dimensões. O espaço deve ser o ideal para comportar uma cuba ou lavatório, com torneira, espelho e porta toalhas, juntamente com um vaso sanitário.

Outra proposta para não deixar o espaço muito apertado é usando a pia externa. Ao invés de colocar a bancada dentro do lavabo, o projeto traz o item logo na entrada. Assim, o espaço fechado fica apenas para o vaso sanitário.

E para os que gostam de aproveitar ao máximo o projeto arquitetônico da casa, uma boa notícia. Com criatividade é possível montar um lavabo em locais que estão sem uso, como despensas, quartos de empregada e até mesmo embaixo da escada. Mas claro que a viabilidade do projeto vai depender da localização dos pontos elétricos e hidráulicos que possam ser remanejados.

Além disso, o ideal é que o novo espaço conte com uma janela para garantir uma boa ventilação e iluminação natural. Mas, se isso não for possível, não esqueça de planejar um sistema de exaustão que se aciona automaticamente com o acendimento da luz.

Inspiração

Como são tantos detalhes, para ajudar na missão decoração separamos algumas dicas. Elas vão te inspirar na hora de escolher o modelo de lavabo ideal para a sua casa. Confira:

  • Você pode escolher um estilo para a sua decoração, mas não esqueça de seguir o mesmo padrão do cômodo mais próximo;
  • Vale a pena investir em um gabinete sob medida para guardar os suprimentos do lavabo;
  • O charme está nos detalhes, por isso contemple no projeto os acessórios para a bancada. Como por exemplo, suporte para toalhas e porta sabonetes modernos ou com um toque que os deixem diferenciados;
  • Como esse espaço costuma ter menos umidade que um banheiro normal, você pode usar e abusar do papel de parede. Mas se o projeto tiver que ser baixo custo, invista nas cores. Pinte alguma parede do ambiente em um tom mais vibrante;
  • Se o lavabo for muito pequeno, decore com espelhos para ter uma sensação de amplitude;
  • Aproveite cada centímetro para oferecer maior funcionalidade aos cômodos de menor metragem. As paredes, por exemplo, são ótimas como uma alternativa para suprir a falta de espaço. Coloque nelas nichos e prateleiras com enfeites ou objetos que sejam úteis, como toalhas extras, papal higiênico, aromatizante, entre outros;
  • Invista na iluminação, misturando luz quente e fria. E para dar um clima mais aconchegante, troque aquela única lâmpada no teto por uma iluminação difusa, com focos ou luminárias;
  • É legal ter à disposição no lavabo itens como lenços, papel higiênico e toalhas extras. Aproveite para arrumá-los em caixas, cestas, bandejas ou nichos, por exemplo, como parte da decoração;
  • Se você gosta de plantas, também pode incluí-las nesse cômodo. Aqui também vale apostar em flores, tanto naturais quanto artificiais.

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Dicas

Benefícios do jardim de inverno

Escrito por Alinea Urbanismo | 28.05.2021

Dicas

Lareira: qual o melhor tipo?

Escrito por Alinea Urbanismo | 12.05.2021

Desenvolvido por wid.studio