Lareira: qual o melhor tipo?

Escrito por Alinea Urbanismo | 12.05.2021

Com a chegada do inverno, também vem a preocupação de como se aquecer durante esse período de frio. Além de muito agasalho e cobertas quentinhas, sempre vale a pena recorrer a artifícios complementares, como, por exemplo, as lareiras. Principalmente em casas, já que geralmente os ambientes são maiores do que nos apartamentos. E neste caso, muitas vezes os aquecedores não dão conta de deixar o local com uma temperatura mais agradável.

Desde as tradicionais, com a queima de lenha, até as mais modernas a gás. Com layout robusto, de alvenaria, ou os mais requintados, com direito a versão de vidro ou mármore. Elas são ideais para aquecer o ambiente e ainda dão um charme todo especial à decoração, potencializando a sensação de aconchego no espaço.

E se engana quem pensa que para ter esse conforto em casa é preciso um grande investimento. Com diferentes tamanhos e sistemas de combustão, hoje em dia o mercado oferece opções para todos os gostos, bolsos e espaços, inclusive com modelos portáteis. Por isso, separamos os principais modelos para te ajudar nessa escolha. Confira:

Clássica

Quem nunca se imaginou sentado em frente à lareira sentindo o calor do fogo e ouvindo o estalar da lenha queimando? As lareiras clássicas são normalmente o ponto central da sala. Produzido à base de tijolos, o projeto precisa ser pensado desde o início da concepção do espaço, pois exige o uso de mão de obra qualificada para a sua construção. O principal desafio está na execução de chaminé ou duto para a exaustão, para que a fumaça não volte para dentro de residência.

Outra boa opção são os modelos pré-fabricados, comprados praticamente prontos. Esse tipo de lareira vem em módulos, fáceis de montar, além de se adaptar tanto em casas quanto em terraços de apartamentos.

Ecológica

Práticas, modernas e sustentáveis, as lareiras a álcool são de fácil instalação. Basta encaixar o queimador de inox em uma base de alvenaria revestida ou em algum móvel, desde que o revestimento seja resistente ao calor. Esse tipo de equipamento funciona com um biofluído, como o etanol, que queima de maneira mais limpa, sem fazer fumaça ou sujeira. Mas para isso, é preciso que o local de instalação tenha uma boa ventilação.

Elétrica

É a queridinha dos arquitetos! Versátil, ela pode compor o ambiente em praticamente qualquer espaço da casa. Além é claro, de trazer chame e um toque de modernidade para a decoração. Este modelo é portátil e conta com excelente poder de calefação.

A Gás

Assim como a lareira ecológica, a versão a gás também dispensa o uso de lenha e dutos de exaustão. Ela é uma ótima opção para quem busca algo moderno, mais limpo e prático de usar. Principalmente porque não necessita de limpeza após o uso, pois não acumula nenhum resíduo proveniente da queima. Seu funcionamento é semelhante aos dos chuveiros a gás, acoplada a um duto de gás natural ou em um botijão comum (GLP).

Além disso, está disponível no mercado em dois modelos: com pedras vulcânicas sobre os queimadores ou com lenhas de cerâmica refratárias. Entre as vantagens está a segurança do equipamento e a possibilidade de controle dos custos quanto a sua utilização.

Portátil

Esse tipo de lareiras está disponível nos modelos elétricos ou ecológicos, sendo que o seu diferencial está no fácil transporte. Ela pode ser levada para qualquer ambiente da casa, ou até mesmo e viagens. Além disso, são ótimas peças para compor uma decoração mais moderna e arrojada, principalmente pelo design diferenciado.

Calefator

Uma mistura entre lareira e aquecedor, os calefatores são uma outra opção para aquecer os ambientes sem a necessidade de grandes obras ou reformas. Disponível em diversos tamanhos, o equipamento funciona como uma lareira fechada, na qual a lenha ou os pellets (pequenos cilindros formados por serragem de madeira comprimida) queimam para emitir calor.

Avatar Alinea Urbanismo

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Alínea Urbanismo | Dicas

Experiências Alínea: turismo ecológico em Santo Amaro da Imperatriz

Avatar Alinea Urbanismo Escrito por Alinea Urbanismo | 17.05.2023

Alínea Urbanismo | Dicas

Plantas de pleno sol e meia sombra: qual a diferença?

Avatar Alinea Urbanismo Escrito por Alinea Urbanismo | 31.03.2023

Desenvolvido por wid.studio