Escrito por Alinea Urbanismo | 11.08.2021
Para quem busca ter em casa uma decoração que alia aconchego com sofisticação, a tendência Japandi é a mistura perfeita. Aqui, o estilo nórdico que já conquistou os interiores por seu lado funcional, acolhedor e aconchegante, se une ao espírito japonês, com uma estética simples, minimalista e zen.
Por mais estranha que possa soar essa combinação, o resultado final tem agradado aos gostos mais exigentes. Principalmente porque ambas vertentes compartilham de princípios parecidos, com elementos de cada região. Com isso, este estilo carrega em si um toque da filosofia wabi-sabi, que valoriza as marcas do tempo e a arte da imperfeição, e também o conceito dinamarquês Hygge, que evoca tudo que pode trazer conforto e sensação de bem-estar.
O resultado desse mix é uma casa autêntica e versátil, onde conforto e simplicidade convivem em plena harmonia, enfatizando a importância de criar espaços principalmente funcionais, definidos por um mínimo de elementos, no lugar do acúmulo de objetos decorativos.
Essas características estão novamente em voga, reflexo direto da necessidade do período de isolamento exigido pela pandemia. Dessa maneira, também podemos dizer que o estilo Japandi nos traz um novo olhar sobre a decoração e realça a importância que a casa tem em nossa vida.
Como aplicar o estilo Japandi na decoração da sua casa?
Priorize o minimalismo
A frase “menos é mais” nunca foi levada tão a sério. Por isso, escolha uma quantidade reduzida de móveis, que preferencialmente sejam mais baixos e com design simples. Procure eliminar itens desnecessários e opte por móveis funcionais e versáteis, que despertem leveza e tranquilidade para o ambiente. Neste estilo, o design elegante japonês é suavizado pela natureza eclética e rústica das preferências escandinavas.
Utilize cores de tinta mais suaves e sóbrias
Uma paleta de cores neutras é o pano de fundo no estilo Japandi. Dessa forma, os ambientes ganham cores suaves e tons naturais, que contribuem para a construção de uma atmosfera mais serena e contemplativa.
No que se refere às cores de tintas, neste projeto a cor branca passa a ser usada em conjunto com tons mais escuros como, por exemplo, o ocre, o azul, o verde e o cinza-acastanhado.
Use materiais naturais
Outra premissa desse tipo de décor é a valorização das matérias-primas. Por isso, use e abuse de materiais naturais, itens trabalhados em madeira, palha, bambu, vime, cerâmica, cimento e metal.
Invista em texturas aconchegantes
Para trazer ainda mais conforto e aconchego para a decoração da sua casa, procure incluir peças e acessórios com texturas mais macias. Crochê, tricô, linho, algodão e demais estofados são muito bem-vindos no estilo Japandi.
Decore o espaço com peças artesanais e móveis antigos
Objetos com valor afetivo e peças artesanais não podem faltar. O estilo Japandi preza por uma decoração mais autêntica, onde as peças e móveis apresentam algum significado. Por isso, como dica, inclua peças artesanais e móveis antigos, herdados de um parente ou garimpados em lojas de antiquários.
As lanternas japonesas, por exemplo, são cheias de personalidade e trazem um toque da cultura oriental para a decoração dos cômodos. Já os móveis, quanto mais funcionais melhor. Esse tipo de decoração preza pela facilidade de adaptação dos elementos aos espaços e às necessidades dos moradores da casa. Tudo para que o local seja prático e aconchegante.
Valorize a entrada de luz natural no ambiente
A iluminação natural é um dos fatores mais importantes para valorizar um ambiente. E no estilo Japandi isso não é diferente. Desta forma, valorize as janelas de cada ambiente, substituindo as cortinas de tecido pesado por tecidos mais leves, por exemplo.
Cultive um cantinho verde em casa
Tanto a decoração escandinava como a japonesa adoram uma boa dose de plantas. Logo, a recomendação é trazer a natureza para dentro de casa. No entanto, no estilo Japandi, a dica é optar apenas por folhagens e não por plantas que possivelmente possam dar flores coloridas. Espada de São Jorge, peperômia, ficus lyrata, hera, zamioculca são algumas das espécies mais indicadas para esse tipo de projeto.
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio