Já ouviu falar em walkability?

Escrito por Alinea Urbanismo | 09.07.2021

Quem nunca desejou realizar todas as suas atividades diárias a pé ou de bicicleta? Pois é, parece que o sonho está virando realidade, e já tem até nome: walkability. Mais um termo em inglês que entra com tudo para o nosso vocabulário e vem como forte tendência para o futuro do mercado imobiliário brasileiro.

Sucesso ao redor do mundo, o conceito walkability propõe um modelo de cidade mais sustentável. Focada, principalmente, nas pessoas e na facilidade para transitar pelo ambiente urbano. Ou seja, nada mais é do que a percepção que as pessoas têm sobre a mobilidade de um determinado lugar. E aqui, entram também questões como acessibilidade e transporte sustentável. 

Um bom exemplo para entendermos o que seria essa “caminhabilidade”, termo traduzido para o português, seria pensarmos em experiências anteriores. Sabe quando você caminha por horas em um local e não se sente cansado? No entanto, tem outros ambientes que, ao caminhar por poucas quadras, você já se sente exausto.  

Essa sensação está diretamente ligada ao conceito de mobilidade urbana sustentável, que avalia a facilidade que as pessoas têm para se deslocarem pelas cidades. Desta forma, se o percurso é agradável, a percepção da distância percorrida é menor.  Já quando o caminho é difícil e desagradável, ainda que se ande pouco, a sensação de cansaço é bem maior.

Influência nos empreendimentos imobiliários

Aplicável a espaços públicos, bairros e cidades inteiras, o conceito de walkability define o quão convidativo esses lugares podem ser. E tudo isso através de metodologias simples aplicadas no desenvolvimento urbano, ao trabalhar a democratização de ruas e calçadas. Tanto para quem anda a pé, quanto para aqueles que têm algum tipo de necessidade especial, como o uso da cadeira de rodas.  

A ideia é que todos encontrem a mesma facilidade ao se deslocar por percursos idênticos. Entre o caminho de casa até o comércio local, por exemplo, ou do trabalho para a escola.  

Recheado de detalhes que fazem toda a diferença, os projetos que empregam esse conceito são os melhores lugares para se viver. Além, é claro, de impactar positivamente na valorização imobiliária dos imóveis, promover estilos de vida mais saudáveis e alcançar níveis mais elevados de coesão social. 

Valorização dos imóveis

As facilidades de morar em uma boa região faz com que o imóvel seja valorizado a longo prazo. Fato que irá beneficiar o morador, um futuro comprador ou até mesmo um investidor.

Além disso, essa simples e importante conceituação a respeito do ambiente para o pedestre tem um grande impacto na valorização de um empreendimento imobiliário. Entre os benefícios do walkability, que naturalmente elevam os preços dos imóveis, está a oferta de um ambiente amigável para o deslocamento, com calçadas niveladas, espaço amplo, boa iluminação e recipientes de lixo em boa quantidade. Da mesma forma ocorre com a questão da acessibilidade, principalmente ao promover o uso de rampas, pisos adequados e barras de apoio.

Mais segurança

Bairros e empreendimentos pensados costumam ser mais preparados em relação à segurança. Principalmente por contarem com policiamento mais ativo e, em alguns casos, até mesmo com serviços de segurança particular. Além disso, tendem a ser mais iluminados, por estarem em uma região com áreas de comércio e lazer muito próximas.

A segurança também pode ser notada a partir da sinalização de todos os espaços e ambientes, com a utilização de placas indicando o sentido da via, o que é permitido ou proibido, bem como as faixas de pedestres para garantir uma travessia sempre segura.

Sustentabilidade

Mais do que englobar a qualidade de vida dos moradores, o conceito walkability também contribui ativamente na sustentabilidade da cidade. Tudo isso com um ambiente natural valorizado, com sombra de árvores para controle da temperatura solar, menos poluição e sujeira de veículos, além de menos ruídos.

Se antes era quase que obrigatório sair de casa de carro para cumprir as suas demandas do dia a dia, com esse tipo de urbanização é possível resolver boa parte da sua rotina a pé e próximo de casa. Assim, serão menos veículos rodando, menos poluição no ambiente e menor será o consumo de combustíveis fósseis.

Avatar Alinea Urbanismo

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Alínea Urbanismo | Dicas

Experiências Alínea: turismo ecológico em Santo Amaro da Imperatriz

Avatar Alinea Urbanismo Escrito por Alinea Urbanismo | 17.05.2023

Alínea Urbanismo | Dicas

Plantas de pleno sol e meia sombra: qual a diferença?

Avatar Alinea Urbanismo Escrito por Alinea Urbanismo | 31.03.2023

Desenvolvido por wid.studio