Investir em terrenos é uma maneira de fomentar o crescimento organizado de uma região

Escrito por Alinea Urbanismo | 08.05.2020

O crescimento não ordenado das cidades é a principal causa dos maiores problemas urbanos, como deficiência de transporte coletivo, trânsito caótico, ocupação de encostas, inundações, deficiência na coleta e destinação de resíduos sólidos, ligações clandestinas de esgoto e falta de tratamento dos efluentes etc.

Como um modo de lidar com esses problemas e sugerir soluções eficientes para as cidades, o novo urbanismo, movimento surgido nos Estados Unidos no fim do último século, vem ganhando força. O novo urbanismo busca dar conta das questões urbanas propondo uma maior integração entre espaços e pessoas, visando ao bem-estar e ao
crescimento sustentado. Para isso, adota pontos como valorização do patrimônio urbano e natural, uso inteligente dos recursos e oferta de serviços diversificados próximos à moradia, reduzindo a necessidade de grandes deslocamentos diários.

Na prática, esses conceitos já são aplicados em alguns loteamentos em Santa Catarina. Como o Bosque São José e o Residencial Jardim Botânico, ambos em São José, na Grande Florianópolis. Um dos municípios de que mais crescem no estado.

Entretanto, o novo urbanismo não deve ser confundido com uma metodologia oriunda de um projeto urbano sustentável, pois ele se pauta, prioritariamente, nas necessidades humanas em sua relação com os ambientes (urbano e natural), contribuindo para a participação da comunidade sobre os espaços em que moram e/ou trabalham.

Nesse sentido, é possível considerar a construção de um loteamento – com toda sua infraestrutura planejada para atender ao aumento populacional – um projeto que impulsiona positivamente o crescimento do bairro ou região em que ele se insere, principalmente quando propõe o uso misto do local (residencial e comercial) e instala zonas de recreação e lazer e áreas de preservação.

Como principais usuários dos espaços, as pessoas modificam o lugar em que moram, trabalham e se divertem, adequando os espaços conforme o uso e as necessidades no dia a dia e favorecendo a interação social, por isso, os loteamentos devem ser projetados de maneira a nortear as ações humanas ao longo dos anos, para que as regiões se tornem autossuficientes (quanto a comércio, lazer e serviços), mas mantendo fácil acesso ao restante da cidade.

A compra de lotes e o crescimento da região

Quem adquire um lote (ou mais) para investir seu dinheiro ajuda a fortalecer o crescimento ordenado da do bairro e do município, pois está investindo em infraestrutura e, consequentemente, contribuindo para que a comunidade local tenha mais qualidade de vida.

Mas essa é apenas uma vantagem de comprar um terreno em um loteamento! O negócio oferece rentabilidade em curto, médio e longo prazo; alta liquidez; economia na hora da compra; e ainda é uma maneira segura de construir e ampliar o patrimônio.

Avatar Alinea Urbanismo

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Dicas | JA Urbanismo

Por que investir em São José?

Avatar Alinea Urbanismo Escrito por Alinea Urbanismo | 25.02.2022

JA Urbanismo

Pet place é tendência

Avatar Alinea Urbanismo Escrito por Alinea Urbanismo | 10.01.2022

Desenvolvido por wid.studio