Fundos imobiliários em xeque

Fundos imobiliários em xeque

Escrito por Alinea Urbanismo | 26.08.2021

Com o aumento contínuo da Taxa Selic nos últimos meses, os investimentos em renda fixa se tornam mais atrativos. E quem sofre com isso é a renda variável, como no caso dos Fundos Imobiliários (FIIs), que têm maior volatilidade. Ao contrário da grande adesão de investidores registrada durante o período de taxa de juros na mínima histórica, de 2%, agora o momento passa a se configurar em baixa.

Esta modalidade costuma ser afetada principalmente porque os financiamentos se tornam menos atraentes. Logo, há potencial efeito negativo nas ações de construtoras e incorporadoras e nas cotas de FIIs. Por trás dessa lógica de mercado está o conceito de custo de oportunidade. Quando os juros sobem, há um maior interesse por aplicações mais seguras de renda fixa. O que não é o caso dos FIIs.

Para especialistas, o principal fator que pode pressionar o interesse por Fundos Imobiliários é a proporção da alta na Selic até o final do ano. Ainda mais depois que o Relatório Focus, do Banco Central, apontou que a taxa de juros pode encerrar 2021 em 7,50% ao ano. Isso reduziria consideravelmente o prêmio de risco dos FIIs, o que pode influenciar na decisão dos investidores.

Principalmente porque os fundos imobiliários fazem parte de um grupo que ainda não presenciou um período de baixa e isso pode gerar ainda mais insegurança. Em dezembro de 2018, o segmento tinha 208 mil investidores e agora, de acordo com a B3, já bateu a marca de mais de 1,2 milhão. Um aumento de 504,81% em 3 anos.

Momento ideal para investir em terrenos

Diante deste cenário, o mercado imobiliário tem se mostrado uma boa alternativa de investimento. Ativo forte e sólido, os imóveis oferecem, no momento, o casamento perfeito entre rentabilidade e segurança. Ideal para quem tem um perfil mais conservador ou moderado, que não gosta nem de pensar em perder dinheiro.  

Entre as opções existentes, o segmento de lotes é o que tem ganhado mais destaque pelas inúmeras possibilidades e garantias. Desbancando, inclusive, a compra de imóveis prontos para morar ou na planta. Em Santa Catarina, a Alínea Urbanismo tem surfado nessa onda e recentemente expandiu seus negócios, principalmente no Sul do Estado.

O empreendimento Alínea Vivenda Braço do Norte, por exemplo, é sucesso de comercialização com vendas acontecendo em tempo recorde. Nas duas primeiras etapas a meta foi atingida em 24 horas. Da mesma forma, nas fases três e quatro, as negociações duraram apenas uma manhã.

Além disso, sempre pensando no desenvolvimento de novos produtos, entre os atuais lançamentos da urbanizadora na região Sul, estão o Alínea Santa Luzia, em Tubarão, e o Bosque Imbituba.

E para que você entenda a preferência por este tipo de investimento, separamos alguns dos benefícios em adquirir lotes. Confira:

Segurança

Como a demanda neste caso é permanente, a chance de você perder dinheiro com esse tipo de investimento é quase nula. Sem falar que não tem relação direta com a quebra de bancos e da bolsa de valores, além de não poder ser congelado pelo governo, como a poupança. Por isso, comprar um terreno hoje é um investimento seguro e de baixo risco, que tem na valorização um dos seus diferenciais.

Valorização e rentabilidade

Com potencial de crescimento maior, os lotes tendem a valorizar ainda mais do que os imóveis construídos ou na planta. Com o passar do tempo, o terreno gera um valor agregado e esse upgrade vem tanto pela construção no próprio terreno, quanto pela expansão dos empreendimentos na vizinhança.

Além disso, você também pode garantir uma renda mensal fixa, por meio do aluguel do seu lote para empresas. Isso evitará gastos com a manutenção do imóvel e movimentará suas finanças.

Benefícios fiscais         

Outra vantagem de investir em imóveis é usufruir dos benefícios fiscais, como seguros, impostos sobre a propriedade, juros de hipoteca, depreciação (mesmo quando o imóvel valoriza), entre outros. Eles são disponibilizados para todos os empreendedores dessa categoria, sendo que o investimento se torna ainda mais rentável e a melhor maneira de obter ganhos financeiros consistentes.

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Dicas

Materiais de construção sustentáveis

Escrito por Alinea Urbanismo | 22.09.2021

Dicas

Financiamento imobiliário em alta

Escrito por Alinea Urbanismo | 16.09.2021

Desenvolvido por wid.studio