Sistema de financiamento para construção de imóvel

Escrito por Alinea Urbanismo | 01.09.2017

financiamento para construção

Construir uma casa requer planejamento e bons parceiros desde a captação de recursos até a fase de acabamento; da escolha do banco para financiar a obra à escolha da equipe de engenheiros, arquitetos, pedreiros, eletricistas, pintores etc. A Caixa Econômica Federal (CEF) é a responsável por dois terços dos financiamentos habitacionais realizados no Brasil. Em 2016, segundo Teotonio Rezende, Diretor de Habitação da CEF, foi investido em torno de R$ 90 bilhões em todas as linhas de crédito imobiliário do banco.

A Caixa Econômica financia tanto a aquisição de bens imóveis novos e usados (entre eles, terrenos), a construção em terreno próprio. Para terrenos da J.A. Urbanismo, também é possível financiar direto pela urbanizadora.

Financiamento para construção

Nos financiamentos para construção de imóveis residenciais com a Caixa Econômica Federal é possível utilizar o FGTS e o financiamento é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação. A taxa de juros é de 5% ao ano e a prestação não pode ser maior que 30% da renda familiar bruta. Essa modalidade também tem descontos para famílias com renda mensal de até R$ 3.600,00.

Se o financiamento for apenas para a construção de residência em terreno próprio, pode-se financiar até 90% do valor da obra. Caso seja para a compra do terreno e construção, o valor máximo para ser financiado é de 80%. Em ambos os casos, deve-se quitar o financiamento em até 35 anos (420 meses).

Condições para requerer esses financiamentos

– Ser maior de 18 anos ou ser emancipado (16 anos completos);

– Ser brasileiro ou ter visto permanente;

– Apresentar capacidade de pagamento;

– Não constar em cadastros de devedores (como Serasa e SPC);

– Não ser proprietário (nem ter nenhum comprometimento ou direito de compra) de imóveis no município de domicílio, onde exerce ocupação principal ou onde pretende fixar residência (ou municípios da região metropolitana); nem possuir financiamento ativo (pelo Sistema Financeiro de Habitação – SFH) em nenhum município brasileiro;

– As parcelas não podem comprometer mais que 30% da renda mensal bruta da família;

– O imóvel deve ser para sua moradia.

Construcard: crédito simples para a compra de material de construção

Para quem deseja somente adquirir materiais de construção de forma simples e sem burocracia, a Caixa Econômica Federal oferece o Construcard: um cartão de crédito para compra de materiais para reformas e ampliações que pode ser pago em até 240 meses. A partir do momento em que recebe o cartão, você pode utilizá-lo em até seis meses (em lojas conveniadas) para comprar materiais de construção – desde a fundação, tijolos, esquadrias, até tintas e materiais de acabamento); armários não removíveis; aquecedores solar e de energia fotovoltaica, até piscinas; e o valor pode ser debitado automaticamente em conta corrente.

Além de todos esses benefícios, o Construcard é muito prático, pois seu desbloqueio e consultas de saldo e extrato podem ser realizados pela internet ou por aplicativo via smartphone, conforme informações da Caixa Econômica Federal.

financiamento para construção

Avatar Alinea Urbanismo

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Alínea Urbanismo | Dicas

Experiências Alínea: turismo ecológico em Santo Amaro da Imperatriz

Avatar Alinea Urbanismo Escrito por Alinea Urbanismo | 17.05.2023

Alínea Urbanismo | Dicas

Plantas de pleno sol e meia sombra: qual a diferença?

Avatar Alinea Urbanismo Escrito por Alinea Urbanismo | 31.03.2023

Desenvolvido por wid.studio