Financiamento imobiliário em alta

Financiamento imobiliário em alta

Escrito por Alinea Urbanismo | 16.09.2021

Atire a primeira pedra quem nunca sonhou com a compra da casa própria. Líder no ranking de desejos de todo brasileiro, a aquisição deste bem é, para muitas pessoas, uma das maiores conquistas que se pode ter. Principalmente por ela representar liberdade, sucesso e, acima de tudo, a garantia de um porto seguro para a sua família.

E essa vontade ganhou ainda mais força nos últimos dois anos, diante da pandemia. Com a necessidade do isolamento social, as pessoas passaram a rever seu conceito de moradia. Se antes o boom imobiliário apostava em apartamentos pequenos e práticos, ideais para uma rotina mais agitada, agora os investidores buscam lugares maiores e mais arejados, com áreas verdes e que priorizem a qualidade de vida do futuro morador.

Essa tendência é apontada em uma pesquisa da Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). Ela mostra que 35% dos moradores da Região Sul desejam comprar imóvel nos próximos dois anos e 18% desejam ter um espaço de convivência maior. Intenções que são reforçadas pela última pesquisa da Datastore. De acordo com o levantamento, o mercado imobiliário brasileiro pode viver nos últimos seis meses deste ano o melhor semestre do século 21.

Segundo o estudo, o índice de intenção de compra nos segmentos popular, médio padrão e alto luxo em todo o País chega a 28,7%. Com isso, os números indicam que mais de 14,5 milhões de famílias teriam intenção de adquirir um imóvel nos próximos 24 meses. Sendo assim, se as condições econômicas atuais forem mantidas e a perspectiva de aumento do PIB se concretizar, o setor talvez alcance a maior demanda imobiliária da história. Tudo isso agora, entre setembro e outubro de 2021.

Crédito mais acessível

Sem ter o valor total para a compra à vista, muitos brasileiros têm encontrado alternativas na hora de realizar o sonho da casa própria. E, o mesmo cenário positivo que aqueceu o mercado imobiliário, também fez com que naturalmente aumentasse a procura por financiamentos. Ainda mais que, quem escolhe esse método de pagamento tem o benefício de ter o bem em mãos, sem precisar esperar pagar todas as parcelas.

Depois do crescimento recorde de 57,5% no ano passado, a busca por crédito imobiliário segue em alta em 2021. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), os financiamentos imobiliários com recursos da poupança deram um novo salto nos primeiros quatro meses de 2021, com aumento de 122% em relação ao mesmo período de 2020.

E o setor da construção civil em Santa Catarina acompanha esse ritmo. Por aqui os números do primeiro quadrimestre foram ainda melhores. Enquanto de janeiro a abril de 2020 foram 5.404 financiamentos, no mesmo período deste ano a Abecip registrou 15.301, um aumento de 183%. Um dos principais motivos para esse aquecimento é a alta oferta de crédito, ainda considerado barato, apesar do aumento nos juros nos últimos meses.

Loteamentos

Sustentado principalmente pela mudança de hábitos da população diante da pandemia, o mercado de loteamentos tem ganhado destaque. Principalmente pelo fato de poder construir a própria casa e, assim, planejar a melhor distribuição dos ambientes, sem abrir mão da área verde. E isso fez com que o segmento registrasse um crescimento de quase 200%, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Atenta a esse cenário, a Alínea Urbanismo, que há 30 anos investe em todo o território catarinense, projeta uma expansão recorde. Presente em 18 cidades e dois estados, a empresa, com sede em São José, na Grande Florianópolis, vai lançar sete loteamentos em Santa Catarina nos próximos meses. Dessa forma, conseguirá chegar a quatro novos municípios: Jaraguá do Sul, Blumenau, Criciúma e Itajaí.

Cada empreendimento gera em média 100 novas vagas indiretas, uma vez que a empresa prioriza a contratação de mão de obra local. Em três décadas de atuação, a Alínea conta com 42 empreendimentos desenvolvidos e em fase de desenvolvimento.

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Dicas

Terrenos como investimento para a casa própria

Escrito por Alinea Urbanismo | 04.10.2021

Dicas

Mercado de lotes em alta

Escrito por Alinea Urbanismo | 30.09.2021

Desenvolvido por wid.studio