Escrito por Alinea Urbanismo | 09.01.2019
Crianças de férias em casa demandam atenção e muita criatividade para inventar brincadeiras e passatempos diferentes e que sejam mais interessantes e divertidos que jogos eletrônicos e de computador.
As brincadeiras têm papel fundamental no desenvolvimento da criança que devem ser estimuladas a brincar, desenvolver jogos e regras tanto individualmente quanto coletivamente. Crianças que brincam com outras crianças são mais sociáveis, desenvolvem funções motoras e cognitivas; têm mais rapidez de raciocínio e mais criatividade; conseguem respeitar as diferenças, as regras e a individualidade.
[Leia mais: Como aproveitar melhor o terreno e ter o quintal dos sonhos]
Os dias quentes são um convite às atividades ao ar livre. Por isso, listamos algumas brincadeiras para tirar as crianças de dentro de casa, chamar a criançada da família e da vizinhança para tardes de muita diversão, que renderão boas memórias para a vida inteira.
Espalhe bambolês, bolas e outros objetos que deverão ser contornados ou pulados, estique cordas para as crianças passarem por baixo, enfim, crie obstáculos em forma de circuito, que devem ser vencidos durante uma corrida.
É preciso usar uma corda resistente e marcar o centro do chão onde serão disputadas as “batalhas”. A corda deve ser puxada por duas crianças (uma em cada ponta) ou por duas equipes. Vence quem conseguir fazer com que o adversário ultrapasse a marca central.
Faça uma marca no chão e disponha cinco baldes de forma que se distanciem gradativamente da marca. Coloque pontuações (10, 20, 30, 40 e 50) em cada balde, do mais perto para o mais distante.
A criança deve ficar na marca no chão e tentar acertar cinco bolinhas no balde. Vence quem somar mais pontos.
Uma boa ideia é trocar as bolinhas por esponjas encharcadas de água.
Esconda pistas pelo quintal de maneira que uma pista leve até a outra e que a última pista leve a um tesouro (que pode ser um bombom, uma carta, uma figurinha…)
Coloque um pouco de água no fundo de dez garrafas PET e as disponha como em um jogo de boliche. Atribua pontos para cada garrafa. Com uma bola de meia, as crianças devem tentar derrubar o maior número de garrafas por rodada.
As crianças podem pintar cada garrafa com tinta guache ou colar papéis coloridos para a brincadeira ficar mais divertida.
Estique um lençol velho ou alguns metros de papel craft no quintal. Disponibilize tintas, canetinhas, colas coloridas, papéis coloridos, folhas e flores secas e deixe que os pequenos deem asas à imaginação e criem uma obra de arte usando esses materiais.
Nos dias mais quentes, basta encher balões com água, dividir a criançada em equipes e deixar que se divirtam em uma alegre e refrescante guerra de balões.
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio