Escrito por Alinea Urbanismo | 14.05.2019
Já faz algum tempo que as edículas (também conhecidas como meia-água) deixaram de ser um item acessório na construção de uma casa. Se antes elas cumpriam uma função de depósito, onde se guardava tudo o que não tinha mais serventia, hoje essas construções se transformaram em uma área de lazer e diversão.
No projetos mais modernos, essas pequenas edificações vêm equipadas com churrasqueira, bancada para refeições, forno à lenha e até mesmo áreas gourmet completas. Além de economizar espaço na casa, as edículas valorizam o terreno, pois trata-se de uma construção a parte, servindo de apoio à área destinada ao entretenimento e descanso.
Existem várias maneiras de aproveitar o espaço de uma edícula. Elas podem ser usadas como casa de hóspedes, com quarto, banheiro e cozinha; como uma área dedicada ao lazer, criando um ambiente para se divertir com os amigos e a família; ou mesmo ser um local destinado às refeições ao ar livre.
A decisão vai depender do seu estilo de vida e das suas preferências. Para ajudá-lo nessa escolha, vamos apresentar algumas sugestões de como incluir a edícula no projeto de construção de uma casa.
Um dos usos mais comuns para a edícula é como uma extensão da casa para receber visitas. Assim, seus amigos ou familiares podem contar com um espaço completo com quarto, banheiro, sala e local para fazer as refeições, tendo toda a privacidade necessária.
Que tal valorizar o seu terreno construindo um ambiente sofisticado e ao mesmo tempo aconchegante? Você pode dar um toque especial a essa edificação transformando-a em uma área gourmet, com churrasqueira, forno e bancada para refeições.
Que tal integrar uma piscina à sua edícula? Para completar o cenário de conforto você também pode instalar redes e fazer uma sala de jogos, com mesa de sinuca e outros itens destinados à diversão de crianças e adultos. Dependendo do tamanho do terreno é possivel até mesmo instalar uma quadra de vôlei ou futebol.
Em vez de construir um ambiente completo, você pode apenas cobrir uma parte do terreno, destinando-o ao relaxamento. A ideia é fazer um pequeno spa, com banheiras de hidromassagem ou ofurô.
Uma forma de aproveitar melhor o seu terreno na hora de construir uma edícula é colocá-la em um dos cantos. Assim, o próprio muro pode servir de parede, o que ajuda na economia de material.
Uma estrutura em L permite que você faça duas edículas em uma. Uma parte pode ser fechada e estar equipada com quarto, banheiro e cozinha para os hóspedes e outra, aberta, abrigar uma área de estar, com churrasqueira, mesa e bancada para refeições.
Independentemente do projeto que você escolher, há alguns pontos que merecem atenção. A iluminação é um deles. Dê preferência para estilos e materiais que utilizem o máximo da luz natural. Além disso, por se tratar de um espaço pequeno, opte por móveis planejados. Dessa forma, você consegue aproveitar melhor o ambiente e ainda conta com uma área mais organizada.
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio