Escrito por Alinea Urbanismo | 04.07.2020
O inverno chegou trazendo com ele a vontade de se aninhar e aproveitar ambientes quentinhos e confortáveis. A sua casa está preparada para enfrentar os dias mais frios? Se você ainda não parou para deixar os ambientes prontos para enfrentar o inverno, confira nossas dicas!
Mantas, capas de estofados e almofadas feitas com tecidos mais encorpados deixam a casa mais quente e confortável.
Invista em mantas de tricô feitas à mão ou de malhas de lã para cobrir sofás e poltronas. Nos lugares mais frios, os estofados podem ganhar capas de veludo e até de pelo sintético. Já as almofadas podem ser de diversos tecidos. É interessante criar composições com diferentes materiais, cores e texturas.
No inverno, é preciso valorizar ainda mais os dias de sol. Por isso, é importante abrir as janelas pela manhã e mantê-las abertas enquanto houver incidência de luz solar. Além do calor, a radiação solar ajuda a combater a umidade e evita a proliferação de fungos e outros germes. Algumas vezes por semana (ou sempre que for possível), coloque cobertores, mantas, tapetes e almofadas sob o sol. É uma maneira de “esterilizar” os tecidos e evitar as alergias típicas da estação. Só não se esqueça de fechar as janelas antes do pôr do sol. Desse jeito, o calor fica retido dentro de casa.
A dica dos tecidos encorpados vale, também, para cortinas e tapetes (que podem ser colocados até no banheiro, mas sempre com cuidado, para que não se torne escorregadio e provoque acidentes. As cortinas ajudam a barrar o vento e o ar gelado que entra pelas frestas das janelas, para isso devem ser feitas com tecido de trama fechada. Para que as cortinas se adaptem a todas as estações, você pode optar por combinações com uma folha interna feita com tecido pesado e a externa com tecido mais leve. Mas não se esqueça de abrir as cortinas durante o dia, pois a luz aquece os
ambientes.
Se você sofre com o frio nos primeiros minutos após se deitar para dormir, saiba que não é preciso esperar que o calor do corpo aqueça o lençol e o edredom. Há algumas maneiras de arrumar a cama para que ela esteja quentinha quando você for deitar. Por exemplo: forrar o colchão com uma manta de microfibra, criando uma camada entre o colchão e o lençol elástico (quem mora em lugares muito gelados pode cobrir o lençol com a manta); o mesmo modelo de manta de microfibra pode ser usado sobre o edredom. Outra dica simples, é afastar a cama da parede.
Além dos aparelhos de ar-condicionado que também esquentam e os aquecedores elétricos, é possível trazer ainda mais calor para dentro de casa com o uso de lareiras portáteis. Os modelos mais modernos funcionam a álcool e são bastante econômicas e seguras. Não produzem fumaça como as lareiras à lenha, nem oferecem risco de vazamento como as que utilizam o gás como combustível. O fluido de etanol usado nessas lareiras portáteis é feito à base de cereais, por isso é renovável e ecologicamente correto, pois tem baixa emissão de carbono.
Agora que você já sabe como deixar a casa mais aquecida, que tal preparar um chocolate quente e aproveitar todo o aconchego do seu lar?
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio