Escrito por Alinea Urbanismo | 15.05.2020
A construção da casa própria é um empreendimento que necessita de planejamento familiar e financeiro, pois é um investimento em longo prazo e, por isso não pode ser feito com pressa. Desde a escolha do terreno até que a casa esteja pronta para morar, é preciso ter cautela e contar com profissionais capacitados e confiáveis.
Escolha a localização: Um terreno bem localizado deve estar em um bairro seguro, perto de importantes vias de acesso da região e com fácil acesso a comércio, clínicas ou hospitais, escolas e universidades.
Verifique a infraestrutura do bairro: São considerados elementos básicos de infraestrutura urbana os equipamentos de escoamento das águas pluviais, iluminação pública, redes de esgoto sanitário, abastecimento de água potável, energia elétrica pública e domiciliar e as vias de circulação.
Conte com uma consultoria para conhecer detalhes da topografia do terreno: É preciso conhecer a geografia do terreno, se tem boa posição solar, um solo fácil de trabalhar, se a topografia e a geologia permitem a construção da casa sem a necessidade de grandes adaptações.
Confira a documentação do terreno: Se o terreno não estiver regularizado, a obra pode ser embargada, e o proprietário, multado.
O primeiro passo é contratar um engenheiro (ou escritório) responsável pelo planejamento e execução da obra. Somente com o projeto da casa é possível dar entrada nos documentos necessários para a realização da obra.
– Alvará de construção;
– Solicitação de ligações definitivas de energia elétrica, água e esgoto;
– Habite-se: Para solicitar o Habite-se, é necessário apresentar os seguintes documentos: petição comunicando a conclusão da obra, cópia do alvará de licença, anuência do autor quanto à observância do seu projeto aprovado, prova de quitação do imposto territorial urbano, licença de instalações definitivas, escritura registrada do terreno;
– Averbação da construção;
– Positiva ou negativa de propriedade;
– Positiva de propriedade, com negativa ou positiva de ônus, de cadeia sucessória ou vintenária ou de inteiro teor.
Após o registro do imóvel, é preciso lavrar a escritura de valor declarado (compra e venda) para validar a propriedade. Para finalizar, basta registrar a escritura pronta no cartório de registro de imóveis no qual está inscrito, validando, assim, o documento.
Quando o lote for financiado pela empresa, o cliente deve solicitar uma autorização de construção e somente poderá averbar na escritura quando o lote for quitado.
A construção de uma casa custa cerca de 30% menos que o valor de um imóvel (do mesmo padrão) finalizado. Além disse, permite que você escolha todos os detalhes desde a execução até a entrega, personalizando o projeto e a escolha de materiais, e tomando as decisões para que a casa tenha tudo que sua família precisa e gosta.
Para economizar ainda mais, você deve:
É possível ter uma casa sustentável com pequenas adaptações no espaço e, principalmente, a partir da adoção de comportamento não exploratório e com hábitos de consumo mais conscientes.
A fase do acabamento é uma das mais aguardada, pois indica que a obra está chegando ao fim e que, em breve, a casa estará pronta. Esse é o momento em que se escolhe “o visual” da casa, é quando ela passa a ganhar forma de lar.
– Conheça os materiais (pisos, azulejos e outros revestimentos) e onde se aplicam;
– Analise o custo-benefício de cada material e saiba qual se encaixa no seu orçamento e às suas necessidades;
– Preze pela qualidade (nem sempre o produto de menor preço é o melhor negócio).
Com tudo pronto, é só programar a mudança e aproveitar todos os momentos na casa nova!
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio