Escrito por Alinea Urbanismo | 14.03.2020
Com conhecimento técnico, os arquitetos são os profissionais indicados para transformar os desejos dos clientes em projetos claros e passíveis de serem construídos. Entre as funções desempenhadas pelos arquitetos na construção de uma casa, estão:
– Criar o projeto arquitetônico a partir de um conceito pré-concebido com o cliente;
– Apresentar soluções para os espaços;
– Planejar a compra de materiais, evitando desperdício;
– Gerenciar a obra, criando um cronograma e acompanhando cada etapa;
– Indicar e/ou contratar mão de obra.
Embora, pelo senso comum, muita gente ainda acredite que contratar um arquiteto é caro e supérfluo, a experiência em obras mostra o contrário: esses profissionais ajudam a reduzir o custo de reformas e construções, otimizam a utilização dos espaços e ainda agregam valor à obra.
Veja como contratar um arquiteto ajuda na obra do planejamento ao acabamento:
Uma boa obra começa com um bom planejamento, que deve envolver inúmeras questões, como o projeto – o qual deve considerar as necessidades e os desejos dos clientes, em seguida, o profissional desenvolve a representação gráfica e o detalhamento das características e dimensões –; o cronograma da obra; o plano de coordenação e gerenciamento; orçamentos e estimativa de gastos.
Antes de contratar um arquiteto, verifique se ele possui registro no Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo do estado. Esse registro garante a idoneidade do profissional e assegura que ele está apto a trabalhar pela segurança dos demais profissionais da obra e da própria construção.
A segurança de uma obra pode ser assegurada pelo arquiteto e está relacionada à qualidade do projeto, à garantia do uso de materiais de qualidade e à sua execução por profissionais capacitados, que devem estar dentro das exigências dos órgãos de fiscalização.
Embora pareça um gasto extra, ao fim da obra, a contratação de um arquiteto pode gerar economia, pois esse profissional é capaz de criar soluções para reduzir o desperdício de materiais e recursos naturais, além de optar por itens inteligentes e sustentáveis, que, após alguns anos, gerem economia nas contas de água e de energia.
O arquiteto pode, ainda, gerenciar a equipe de construção, inclusive tratar da contratação de mão de obra, optando por profissionais que sejam capazes de executar o serviço com esmero em menor tempo, otimizando o trabalho e cumprindo o cronograma.
Na arquitetura, o conceito de conforto envolve quatro aspectos básicos (além de outros secundários) relacionados ao bem-estar de quem vai utilizar a construção. São eles:
– Conforto higiene: Trata de quesitos que promovem saúde, como iluminação, ventilação e distâncias entre aberturas, cômodos e demais construções;
– Conforto bem-estar: Deve trazer comodidade e satisfazer o gosto pessoal do cliente para isso, deve dar conta de aproveitar da melhor maneira os espaços internos, acomodando móveis, aparelhos eletrônicos e outros objetos;
– Conforto economia: Até as casas mais simples devem ser agradáveis e aconchegantes, ou seja, conforto não deve estar relacionado a altos gastos;
– Conforto ambiental: Compreende em adequar às condições climáticas, ao melhor aproveitamento da luz natural e à diminuição de ruídos.
Uma casa projetada por um arquiteto tende a ser mais funcional e adequada a padrões estéticos da época em que foi construída, pois um profissional é capaz de explorar todo potencial da construção e de propor ambientes mais modernos, bonitos e práticos. Isso, somado aos itens citados anteriormente, agrega valor à construção.
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio