Escrito por Alinea Urbanismo | 21.01.2021
Não há dúvidas de que construir um imóvel é um investimento importante para qualquer família. Ainda assim, é possível otimizar os gastos para garantir economia no final das contas. É preciso pontuar que planejamento é mais de meio caminho andado quando o assunto é tornar um sonho realidade. Quando se trata da construção de um imóvel, não é diferente e ainda ajuda a prevenir despesas desnecessárias. Outros detalhes como o tipo de serviço contratado, escolha de materiais e estilo construtivo também pesam.
Listamos 10 dicas para quem quer construir com economia. Em tempos de crise econômica, um mini guia para investir em uma obra sem desperdiçar.
1) Planejamento é tudo
Antes de qualquer coisa, é preciso detalhar um planejamento antes de uma construção começar. Se você não for profissional da área da engenharia civil ou da arquitetura, a contratação de um pode resultar em economia. Não encare como gasto, pois são estes profissionais que têm know how para alinhar expectativas e possibilidades, neste momento. Além do mais, conhecem o mercado e podem ajudar a escolher prestadores de serviços e matérias-primas.
2) Escolha bem o terreno
Antes de fechar negócio, avalie se o terreno está pronto para construir ou se é preciso algum tipo de benfeitoria antes da construção começar, como terraplanagem, aterramento e ou compactação do solo. Esses procedimentos podem encarecer a obra. Por isso, comprar em lotamentos com terrenos prontos para construir já é um primeiro passo para descomplicar e baratear a construção.
3) Orce em locais diferentes e compre todos os materiais de uma vez
Com o planejamento em mãos, é possível prever quais materiais serão necessários durante a obra e a quantidade de cada um. Orce em lojas diferentes, mas compre tudo no mesmo lugar. Assim, comprando em grande quantidade, é possível negociar descontos e/ou condições especiais de pagamento.
4) Capriche no canteiro de obras
Armazenar os materiais corretamente é fundamental para evitar quebras, desgastes, avarias e perda de material de construção. Ainda assim, é importante ressaltar que sempre vale comprar um pouco além do necessário para o caso de algum estrago (que pode acabar acontecendo apesar dos cuidados).
5) Atenção para a mão de obra
Nesse caso, nem sempre a mão de obra mais barata é a indicada. Sabe aquele ditado de que às vezes o barato sai caro? Pode Então… Contratar mão de obra de confiança, com indicação de profissionais ou até mesmo de pessoas que já tenham usado o serviço é sempre mais garantido. Caso tenha contratado engenheiro ou arquiteto, esses profissionais podem ajudar com indicações sobre o melhor custo-benefício.
6) Reduza as divisórias
Além de ser uma tendência arquitetônica, reduzir o número de divisórias do imóvel barateia a obra. Um exemplo é integrar a sala e a cozinha, criando um ambiente mais descontraído para a casa.
7) Se possível, use material de demolição
Material de demolição é ecológico, econômico e também é uma tendência de construção. Se combinar com o seu estilo, use e abuse desse artifício. Dá para comprar desde tijolo até aberturas
8) Poupe nos revestimentos
Outra dica para deixar a construção estilosa e mais barata é poupar nos revestimentos. Por exemplo, em alguns cômodos, o tijolo da parede pode ficar aparecendo, ou até mesmo o chão pode ser de cimento. Converse com o profissional responsável pela obra para que fique tudo harmônico.
9) Pesquise sobre os acabamentos
Onde o acabamento for necessário, atente para o preço. Os mais baratos costumam atender bem às necessidades de segurança, então vale colocar na ponta do lápis o custo-benefício.
10) Atenção para portas, janelas e telhados
Como tendem a ser os itens mais caros da lista de compras, avalie muito bem o custo-benefício. Aqui, investir mais pode representar economia no futuro, caso sejam de má-qualidade. Ambientes integrados já diminuem a necessidade de portas. As janelas de alumínio são mas baratas do que as de madeira e há diversas marcas de boa qualidade, mas se ainda assim preferir as de madeira, compre todas de uma vez, para pleitear um desconto, como mencionamos acima. Invista em bons materiais e profissionais qualificados para a para a instalação do telhado (problemas de fixação, quebra, infiltrações e necessidade de recolocação são dor-de-cabeça na certa).
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio