Como utilizar pergolado?

Como utilizar pergolado?

Escrito por Alinea Urbanismo | 26.02.2021

Feito para sombrear uma área externa, o pergolado é o novo “queridinho” dos decoradores. Principalmente daqueles que não abrem mão de aliar traços de sofisticação à praticidade de certos ambientes. O que deixa o espaço ainda mais charmoso para receber itens como redes, poltronas, cadeiras, pufes e almofadas. Um verdadeiro convite para você se jogar e relaxar.

Este tipo de estrutura é muito utilizado como recurso em áreas de lazer e de descanso, como jardins e na piscina. Mas como detentor de múltiplas funcionalidades, ele também pode ser usado como cobertura de uma vaga de garagem, por exemplo.

Ou ainda integrado à área gourmet ou da churrasqueira. Local onde o pergolado costuma ser empregado como um espaço de apoio que complementa esses ambientes. Ideal para receber amigos e familiares para um almoço ou jantar ao ar livre.

Além disso, investir em um pergolado pode apresentar um excelente custo-benefício.  Com opções de baixo valor de construção, a melhoria traz beleza e interesse à sua área externa. E isso, naturalmente agrega valor ao imóvel caso resolva vendê-lo.

Transformando ambientes

Normalmente fabricados em madeira, os pergolados também ganharam o mercado em versões em metal, concreto ou a base de fibras naturais. E são responsáveis por deixar o ambiente mais confortável para quem gosta de passar algum tempo curtindo o sol e observando a natureza.

A sua estrutura oferece uma enorme possibilidade de design e personalização. Assim, cada pessoa pode definir detalhes, como o espaço entre as madeiras, a necessidade de incorporar outros materiais, adicionar tecido, aumentar a privacidade, apostar em uma iluminação decorativa, etc.

Por isso, se você já pensou em montar um espaço desses na sua casa, mas ainda tem dúvidas, separamos alguns dicas. São diferentes tipos de pergolados e coberturas que vão te ajudar na hora da escolha. Confira:

Tipos de pergolados

Pergolados de madeira – São os mais fáceis de serem encontrados, principalmente pela sua versatilidade de harmonização com os mais diferentes estilos de decoração. A variedade de modelos de pergolados de madeira é imensa e você pode encontrar algum que caiba no seu orçamento e preferências. Só não vai esquecer que eles precisam de manutenção contínua.

Pergolados de alumínio – São mais modernos e resistentes às variações climáticas, além de não precisarem de manutenção. Extremamente leve, este material traz como vantagem a facilidade na montagem e transporte. Da mesma forma que a vasta variedade de modelos, com opções que vão dos mais simples até os mais sofisticados, com cobertura e fechamentos laterais.

Pergolados de alvenaria – Normalmente fazem parte da estrutura da casa e são construídos de cimento, tijolos ou concreto. Além disso, pode combinar com madeira e vidro. O seu grande diferencial está no fato de serem mais resistentes e podem ser pintados de qualquer cor.

Pergolados de bambu – Produzidos a partir de uma fibra natural, este tipo de estrutura é mais leve e fácil de montar. Com um estilo mais praiano e campestre, esta é uma boa opção para quem busca custo-benefício. Seu preço costuma ser bem menor que dos outros materiais

Coberturas

Lona – Esta é uma das opções mais comuns e com o maior número de vantagens, apesar de ser um pouco mais cara. Ela é capaz de bloquear de 90 a 100% os raios UVA, é de fácil limpeza e muito resistente.

Palha – Uma cobertura mais rústica e econômica. Não tem a durabilidade da lona, mas o investimento será mínimo e você mesmo pode fazer a instalação.

Vidro – O uso do teto de vidro está entre as opções mais desejadas para proteção do pergolado, mas tem um custo mais elevado. Além de aproveitar a luz natural, este material também pode vir com uma película de proteção contra os raios solares. Para este tipo de cobertura, o vidro indicado é o laminado, que pode ter espessura de 8 a 10 mm.

Pergolados bioclimáticos – São aqueles que permitem regular a temperatura (através da ventilação) e a intensidade da luz da região coberta, tudo de maneira automática ou manual. Suas lâminas podem ser abertas e direcionadas em diferentes ângulos e até mesmo serem fechadas por completo, protegendo a área da chuva.

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Dicas

Varanda aberta ou fechada, qual a melhor?

Escrito por Alinea Urbanismo | 30.04.2021

Dicas

Vale a pena empreender desde o terreno?

Escrito por Alinea Urbanismo | 23.04.2021

Desenvolvido por wid.studio