Escrito por Alinea Urbanismo | 03.09.2020
A Worth Global Style Network (WGSN), autoridade em pesquisa de consumo e previsão de tendências globais para moda, design de interiores e comportamento de consumo, divulgou, recentemente, o azul A.I. Aqua como a cor de 2021.
O azul vibrante, que remete às águas do mar, foi escolhido por ser moderno e natural. Para Jane Deznington Boddy, diretora de cor da WGSN, a A.I. Aqua foi eleita a cor de 2021 porque as pessoas têm buscado – cada vez mais – a tecnologia como forma de se aproximarem umas das outras, de se conectarem e de se alinharem entre si e com o mundo. É inegável que a pandemia de covid-19 tenha influenciado essa escolha: com a necessidade de isolamento e distanciamento social, a tecnologia passou a exercer um papel fundamental para os relacionamentos sociais.
A equipe da WGSN apontou que as principais redes sociais utilizam, predominantemente, o azul em suas logomarcas. Jane Monnington Boddy afirmou que “um estudo dos sites de tráfego mais intenso da Internet mostrou que há quase o dobro de tons de azul para tons de amarelo e vermelho e três vezes mais azul do que verde”.
A cromoterapia ajuda a explicar a preferência por tons de azul durante um ano marcado por uma pandemia. Segundo estudiosos, a luz azul possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias, e ambientes predominantemente azuis ajudam a promover o relaxamento, a tranquilidade e favorecem a clareza mental.
A natureza e as necessidades sociais de flexibilidade, de reinvenção e de criatividade também pautaram as escolhas da Pantone na Semana de Moda de Nova York. A empresa referência em moda e design ainda não divulgou sua cor para o próximo ano, mas apontou dez fortes tendências para 2021. “As cores combinam um nível de conforto e casualidade com faíscas de energia que nos encorajam e elevam nosso bom humor”, explica Leatrice Eiseman , diretora executiva do Pantone Color Institute.
Entre as cores da paleta da Pantone, Leatrice Eiseman destaca o alaranjado Marigold, o amarelo Illuminatin, e o azul Cerulean. Para a diretora executiva, essas cores trazem sentimento de “esperança, alegria, cura e calma”.
COMO USAR A COR AZUL NA DECORAÇÃO
Na sala de estar ou de jantar
Você pode escolher uma parede para ganhar cor e se destacar entre paredes neutras. Só tome o cuidado para não “achatar” o ambiente.
É possível, também, escolher um grande móvel na cor azul, que será o elemento principal da decoração, como um sofá ou as cadeiras da mesa de jantar.
Combine o azul com outras cores
Os diversos tons fazem do azul uma cor muito versátil e fácil de criar combinações harmoniosas.
Quando combinado com o branco, traz sensação de serenidade; com amarelo, deixa o ambiente mais contemporâneo e jovial; com tons de verde ou de rosa, forma uma combinação aconchegante e sofisticada; já com cinza, traz sobriedade e modernidade.
Invista nos detalhes
Para dar uma repaginada no ambiente sem gastar muito ou fazer grandes mudanças, como mudar a cor da parede, vale a pena investir em pequenos móveis ou em objetos de decoração ou, ainda, em mantas para o sofá ou poltronas, almofadas e roupa de cama.
Aproveite para usar a criatividade e mesclar texturas, estampas e demais padrões.
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio