Escrito por Alinea Urbanismo | 15.10.2020
Em toda casa há, ao menos um espelho com uma função bem específica: refletir a imagem dos moradores enquanto se arrumam. Em outras, além dos espelhos funcionais, há, ainda, os decorativos, usados de diferentes formas, inclusive para trazer sensação de amplitude do espaço. E, mais recentemente, os espelhos invadiram também os móveis – não somente como revestimento de guarda-roupa, eles vêm ganhando espaço no mobiliário em geral, aparecendo em cômodas, em mesas de centro e em carrinhos para bebidas, por exemplo.
Os móveis espelhados são uma tendência na decoração e podem ser usados por pessoas de todos os estilos, dos mais clássicos aos contemporâneos e descolados. Basta achar um ponto de equilíbrio, levando em consideração que o móvel com espelho tende a ser o destaque do ambiente e que os demais elementos devem “conversar” com ele. Assim, é possível criar espaços harmônicos com outros móveis e objetos decorativos mais neutros, sem colocar em risco o conforto visual.
Esses objetos conferem, ao mesmo tempo, modernidade e luxuosidade aos ambientes e podem fazer toda diferença em cômodos pequenos. Isso porque os espelhos trazem amplitude e leveza e ainda ajudam a distribuir a luminosidade.
Ao optar por um móvel espelhado, o ideal é utilizar outros objetos em materiais orgânicos, como madeira e tecidos de fibras naturais, que ajudam a “quebrar” a frieza do espelho, deixando o ambiente mais aconchegante.
SAIBA COMO USAR MÓVEIS ESPELHADOS NA DECORAÇÃO DE CADA CÔMODO
>> No quarto: Em penteadeira, cômoda, guarda-roupa e mesinha de cabeceira;
>> Na sala: Em aparador, mesa de centro, mesa lateral e em detalhes de nichos e estantes;
>> Banheiro: Em armários e gabinetes;
>> Cozinha: Em armários aéreos ou no fundo de torres.
POR QUE INVESTIR EM UM MÓVEL ESPELHADO?
>> Dependendo do móvel, o espelho pode fazer com que tenha função “dois em um”, isto é, a função do móvel somada à do espelho, por exemplo, espelhos nas portas em um guarda-roupa excluem a necessidade de se pendurar outro espelho no quarto.
>> Os espelhos dos móveis ajudam a melhorar a iluminação dos cômodos, refletindo a luz e reduzindo os pontos de sombra, deixando o ambiente mais confortável.
>> Por ajudar na iluminação, os espelhos também trazem sensação de amplitude aos espaços.
>> São peças-coringa, que podem ser usadas em cômodos grandes ou pequenos, independentemente da função do ambiente, e combinam com qualquer estilo de decoração.
CUIDADOS COM MÓVEIS ESPELHADOS
Assim como qualquer superfícies muito lisa, como o vidro e a laca, os espelhos devem estar sempre limpos e sem marcas. Caso contrário, sua aparência fica prejudicada.
A limpeza dos móveis com espelhos deve ser feita semanalmente, com uma solução feita com álcool, vinagre e detergente e aplicada com pano macio que não solte fiapo ou com esponja. Basta borrifar a solução (ou algum produto específico para espelhos) no pano limpo, aplicar em toda a superfície e finalizar com papel toalha. É importante passar o papel sempre na mesma direção. Jamais utilize produtos abrasivos em superfícies espelhadas!
É recomendado manter sempre uma esponja ou pano limpo e seco para limpar rapidamente marcas de dedos, principalmente em casas com crianças. Aliás, em famílias com crianças pequenas, é indicado que os espelhos sejam arredondados, pois móveis com pontas podem causar acidentes, principalmente se forem pontas espelhadas.
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio