Cinema em casa: como transformar a sua sala de estar em uma sala de cinema

Escrito por Alinea Urbanismo | 06.03.2020

A infinidade de recursos multimídia ao alcance de um clique e os televisores com alta tecnologia de som e imagem, aliados ao alto custo dos ingressos e à baixa diversidade de filmes distribuídos têm feito com que, cada vez mais, as pessoas troquem as salas de cinema pela sala de casa na hora de admirar uma obra da “sétima arte”. Além disso, a
possibilidade de chamar os amigos e fazer da sessão de cinema um encontro bastante divertido e mais democrático reforça essa opção.

Com as dicas a seguir, você pode fazer de sua sala um cinema particular, com sessões disponíveis a qualquer hora!

Invista em uma televisão com imagem de cinema

Muita gente acredita que, quanto maior a tela da televisão, melhor. No entanto, é preciso observar alguns pontos como tamanho da sala e distância entre a tela e o sofá, a qualidade do som e o tipo de tela/ imagem. Quanto à distância, para televisores de 42 polegadas, a distância mínima é de 1,6m, e a máxima não deve ultrapassar 3m; TVs de 50 polegadas exigem o mínimo de 1,9m e podem ficar a até 3,8 metros do sofá; já as de 60 polegadas precisam de mais espaço, de 2,2 a 4,6 metros. Já a altura (distância entre o chão e o centro da TV) deve ser em torno de
1,5 metro.

Especialistas indicam que se invista em SmartTV, ou seja, televisores que têm acesso à internet, assim, você não vai precisar de nenhum outro dispositivo, como celular ou computador, para assistir filmes. A tecnologia 4K oferece melhor custo-benefício da atualidade, e é importante considerar a qualidade do HDR (o ideal é que a frequência do aparelho seja de 120 Hz).

Quanto à tecnologia das telas, os displays OLED são os melhores do mercado, mas têm custo elevado. As telas de pontos quânticos (QLED e NanoCell) possuem ótima qualidade de cores, brilho e contrastes a um valor mais acessível.

Aparelhos televisores muito finos, geralmente, têm o som ruim. Então, se a instalação de um home theater não tiver em seus planos, considere comprar uma soundbar. Se você já tem uma televisão e deseja usá-la no seu cinema, mas ela não acessa a internet, instale um gadget, Chromecast ou similar, que transforme sua TV em SmartTv. Essa é uma opção para quem não pode ou não quer investir em uma TV com acesso à internet.

Um home theater garante mais qualidade de som

Uma das vantagens de assistir filmes no cinema é a qualidade e a potência do som. É ela que dá mais realismo e emoção, principalmente nos filmes de ação. Em sua casa, um home theater pode, facilmente dar conta do recado e acrescentar som de cinema às suas sessões.

Novamente aqui, o tamanho do ambiente deve ser levado em consideração antes de escolher o modelo ideal, que pode ser com cinco (5.1) ou sete (7.1) caixas. Em salas muito pequenas, novamente é indicada a compra de uma soundbar, que deve ser instalada logo abaixo da TV.

Escolha um aparelho com conexão Bluetooth e caixas wireless, assim não será preciso esconder os fios nem ter que conviver com fios aparentes. Outra vantagem desses modelos é que podem ser instalados de diferentes maneiras, já que não têm fios entre as caixas, delimitando as distâncias.

Como escolher o filme

A hora de escolher o filme pode ser um suplício ou o início da diversão, tudo depende do modo como você e seus convidados encaram. Em família, é indicado que cada pessoa escolha um filme ao qual todos assistem juntos, sempre considerando a presença de crianças e escolhendo um conteúdo adequado para todas as idades. Vocês podem revezar as escolhas e determinar alguns critérios, por exemplo: em uma semana, os filmes escolhidos devem ser ganhadores de Oscar, em outra, desenho animado, na semana seguinte, filmes nacionais.

Quando for convidar os amigos, a dica é escolher o filme antes e anunciar a escolha no convite. Vocês podem aproveitar para fazer uma festa temática, com comidas e decoração referentes ao filme escolhido. Os filmes podem ser acessados em plataformas (streaming) que oferecem serviço de aluguel com pagamento por filme ou mensal. Há, também, streamings com conteúdo grátis. Os streamings ou aplicativos mais famosos são Netflix, Amazon Prime Video, YouTube, Hulu, Google Play Filmes e HBO Go, mas há os menos populares com conteúdo muito interessante, como o Spcine Play, o Looke, o Afroflix e o Philos.

O sofá ideal

Com imagem e som prontos, é hora de escolher de onde você vai assistir os filmes escolhidos e, obviamente, sofás e poltronas precisam ser bastante confortável. O passo seguinte é pensar de onde você vai curtir todo este universo de entretenimento com áudio, vídeo e conteúdo de qualidade. Na hora de definir um assento para a sua sala de cinema, pense sempre em deixar o lugar confortável. Modelos reclináveis e com chaise para esticar as pernas são os mais indicados, principalmente para salas maiores ou pequenas, mas que recebam pouca gente. O tecido do revestimento deve ser macio, como o chenile, o cotton e o linho. Ah, e não se esqueça de instalar cortinas com blackout, que vão garantir o “escurinho do cinema” em qualquer hora do dia!

É claro que trocar móveis e aparelhos eletrônicos de uma hora para outra não faz parte da realidade da maioria da população, pois não é uma opção economicamente viável, principalmente em curto tempo. No entanto, há marcas e modelos com valores mais acessíveis no mercado, e sempre é possível começar um bom planejamento financeiro para realizar, gradativamente, melhorias em casa.

 

Avatar Alinea Urbanismo

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Alínea Urbanismo | Dicas

Experiências Alínea: turismo ecológico em Santo Amaro da Imperatriz

Avatar Alinea Urbanismo Escrito por Alinea Urbanismo | 17.05.2023

Alínea Urbanismo | Dicas

Plantas de pleno sol e meia sombra: qual a diferença?

Avatar Alinea Urbanismo Escrito por Alinea Urbanismo | 31.03.2023

Desenvolvido por wid.studio