Escrito por Alinea Urbanismo | 16.01.2020
Arrumar a casa é, na maioria das vezes, uma tarefa ingrata. Quem nunca teve a sensação de que ficou muito tempo colocando a casa em ordem e viu que, de uma hora para outra, tudo está bagunçado de novo? Se você já passou por isso, saiba que essa impressão é bastante comum. De fato, manter a casa organizada é uma questão de criar o hábito de devolver as coisas aos seus lugares. Assim, o serviço não se acumula, e fazer a manutenção da organização acaba sendo mais simples e sem gasto de tempo desnecessário. Para isso, é preciso mobilizar a família. Com cada um fazendo a sua parte, ninguém fica sobrecarregado e a casa fica sempre arrumada.
Seguindo estas dicas, bastam alguns minutos por dia para organizar e manter a organização da casa. Confira!
Faça uma lista para saber o que deve ser feito em cada ambiente e separe as tarefas de acordo com a periodicidade (diária, semanal ou mensal). Por exemplo, guardar objetos deve ser feito todos os dias, assim como varrer ou passar aspirador (em lugares com maior tendência a acumular poeira ou com grande circulação de pessoas). Já passar pano no chão e tirar o pó dos móveis pode ser feito uma ou duas vezes por semana. Enquanto limpar as janelas é uma tarefa que não precisa ser realizada com tanta frequência.
Não há uma regra quanto ao melhor horário para organizar a casa. Para muitas pessoas, o ideal é antes de sair para o trabalho, mas há os que preferem fazer isso no fim do dia, quando os compromissos na rua já foram finalizados.
O ideal é escolher o horário que melhor se adapta à rotina da família, quando todos estão com energia para ajudar.
Não tome a arrumação da casa como uma tarefa a ser feita somente por você ou por outra pessoa. Divida as funções com todos os moradores. Os adultos podem ficar responsáveis pelas atividades mais pesadas, principalmente as que envolvem produtos de limpeza. As crianças podem ajudar guardando objetos, tirando o pó dos móveis, separando o lixo e cuidando dos animais de estimação, por exemplo.
Arrumar a casa não deve ser um peso, pelo contrário, é interessante pensar nessa tarefa como uma coisa agradável. Afinal, você está cuidando do lugar onde vive sua família. Para deixar a arrumação mais animada, que tal colocar uma música e aproveitar?
Quando a família incorpora o tempo gasto na organização da casa à sua rotina, tudo se torna mais rápido. Por exemplo:
Em pouco tempo, essas atividades se tornam hábito e vocês passam a realizá-las mais rapidamente.
Para quem não tem muito tempo para organizar a casa, o melhor é optar por uma decoração clean. Tenha poucos objetos que acumulam pó e exigem maior cuidado.
Para deixar a sala sempre arrumada, utilize passadores de cabo para aparelhos eletrônicos, tenha nichos para livros, revistas, porta-retratos e outros itens de decoração. Use caixas para colocar controles-remotos.
Ao invés de acumular utensílios em gavetas, que acabam ficando entulhadas, opte por verticalizar a organização. Desse modo, os objetos ficam mais visíveis e seu uso é mais fácil.
– Facas e outros instrumentos metálicos podem ficar “colados” em uma placa de ímã;
– Utilize um porta-revistas para guardar tampas de panelas e de potes;
– Pendure um varão com ganchos para conchas, escumadeiras, peneiras e outros itens usados no dia a dia;
– Coloque os temperos em potes pequenos;
– Prefira guardar os eletrodomésticos juntos.
Não deixar louça acumulada, limpar o fogão após o uso e criar o hábito de limpar a cozinha uma ou duas vezes por semana (dependendo do uso) é importante para a higiene e organização.
Fazer a cama assim que acordar é uma boa forma de começar a organizar a casa. Do mesmo modo, deve-se evitar deixar roupas, acessórios e outros objetos espalhados, guardando sempre após o uso.
Tenha uma rotina de arrumação do guarda-roupa, que inclui devolver ao lugar certo as peças retiradas, dobrar e guardar as roupas assim logo depois de passadas ou de tiradas do varal (caso opte por passar somente antes do uso).
Os banheiros devem ser limpos com mais constância que o restante da casa, principalmente a pia e o vaso sanitário. Ter um cantinho para os produtos de limpeza mais usados poupa tempo.
Também é importante separar os itens em gavetas ou nichos de acordo com o uso. Por exemplo: perfumaria e higiene pessoal; secador de cabelo, chapinha e escova de cabelo; papel higiênico para reposição; toalhas de rosto etc.
Na área de serviço, é recomendado o uso de ganchos e caixas plásticas para acomodar produtos de limpeza. Não se deve esquecer de cuidar da segurança mantendo esse produtos fora do alcance das crianças e dos animais de estimação.
Além disso, ter um espaço para separar roupas sujas, roupas limpas, tábua e ferro de passar também facilita a rotina.
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio