Como escolher uma urbanizadora de confiança?

Escrito por Alinea Urbanismo | 17.01.2022

Investir na compra de um terreno é sempre um grande passo e, para muitos, a realização de um sonho. Mas para que o momento de felicidade não se transforme em pesadelo, tome alguns cuidados antes de assinar o contrato. E encontrar uma urbanizadora de confiança é o primeiro passo.

Para isso, você deve ficar atento a alguns aspetos na hora da escolha. Confira cinco dicas que separamos para te ajudar durante todo o processo:

Conheça o histórico da empresa

Na euforia da aquisição do novo bem, muitas pessoas esquecem do básico: verificar o histórico da empresa e ter certeza que ela faz boas entregas. Dessa forma, comprar com segurança depende muito deste cuidado. Você precisa saber a respeito da qualidade dos loteamentos e dos terrenos comercializados.

Vale a pena consultar portfólios da empresa e procurar por clientes que tiveram experiências de compra com ela. Além disso, investigue a saúde financeira da companhia. As que apresentarem algum tipo de problema tem mais chances de atrasarem a entrega ou não entregarem aquilo que foi pedido.

Avalie presencialmente a infraestrutura

A compra de um terreno não é algo que se possa fazer pela internet. Sendo assim, é imprescindível ir até o local e verificar questões práticas que podem inviabilizar a qualidade do empreendimento.

Por exemplo, terrenos em declive costumam ser mais baratos. Só que antes de fechar negócio, coloque no papel todos os gastos que isso acarretará.  É preciso lembrar que essa topografia exige movimentação de terra, drenagens, investimento em estruturas de contenção e outras obras, o que certamente irá encarecer o custo final da construção.

E lembre-se, um terreno pronto para construir precisa apresentar itens básicos, como meio-fio, sistema de iluminação pública, rede elétrica e de esgoto e abastecimento com água potável.

Consulte a documentação da obra

Antes de fechar o negócio, é extremamente importante exigir da empresa os dados do loteamento no Cartório de Registro de Imóveis, como a matrícula-mãe. Sendo que, mesmo assim, é necessário conferir no órgão notarial a veracidade dos mesmos. Você ainda pode aproveitar para pedir a certidão de propriedade em que consta a negativa de ônus e alienações em relação ao terreno.

Mas não para por aí. É preciso ir até a prefeitura conferir a Certidão Negativa de Débitos Municipais e o carnê do IPTU. Principalmente para ter acesso a dados específicos, como a metragem do terreno e o valor venal. Outro ponto é consultar os órgãos de proteção ambiental para saber se há a necessidade de obter licenças especiais.

Verifique o financiamento do terreno

Acho que você já percebeu que o segredo para fazer um bom investimento é pesquisar. E não podia ficar de fora dessa investigação quem realizará o financiamento do empreendimento.

Em alguns casos, eles são financiados pela própria urbanizadora. Entretanto, a maioria dos projetos, especialmente os de grande porte, são viabilizados por meio de parcerias com financiadoras. Nessas situações, é preciso pesquisar também sobre a saúde financeira dessas empresas.

Além disso, veja também como são as questões contratuais. Caso seja leigo no assunto, considere a ajuda de um profissional para a explicação e a análise detalhada das cláusulas, para proporcionar mais segurança para você na hora da compra. Com esses cuidados você evita incômodos futuros, como obra embargada.

Pesquise o entorno do loteamento

Depois de ter certeza que está negociando com uma empresa séria, vale a pena dar uma olhada no entorno do loteamento. Entender se ele, de fato, atende suas necessidades e a de seus familiares.

Avalie questões como se a região ainda tem pouca infraestrutura e quem será responsável por realizar obras de asfaltamento, colocação de postes de luz, etc. Outro ponto muito importante é se o local está dentro de uma área com possibilidade de valorização. E isso inclui tentar antecipar que empresas ou serviços farão parte daquele espaço. 

Alínea Urbanismo: referência em loteamentos

A Alínea Urbanismo, com sede em São José, na Grande Florianópolis, é uma empresa reconhecida no setor imobiliário pela qualidade dos empreendimentos entregues. Há 30 anos no mercado, a urbanizadora está presente em 19 cidades e dois estados. Nessas três décadas já foram entregues mais de 7 mil terrenos e 48 empreendimentos já foram desenvolvidos ou estão em fase de desenvolvimento.

São projetos idealizados e executados por equipes multidisciplinares, que utilizam engenharia de ponta e obedecem a um rigoroso controle de qualidade. Além da excelência nos loteamentos entregues, a Alínea também atua com foco no bem estar das comunidades onde está presente. Por isso, o compromisso social sempre foi prioridade e com ele, vem a preocupação em buscar mão de obra local, promovendo emprego e renda. A cada novo projeto são geradas em média 100 novas vagas indiretas, que impactam no desenvolvimento das regiões.

Acesse o site da urbanizadora e conheça os loteamentos que estão disponíveis!

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Dicas

Smart Home: você já ouviu falar?

Escrito por Alinea Urbanismo | 26.04.2022

Dicas

Academia no condomínio

Escrito por Alinea Urbanismo | 25.03.2022

Desenvolvido por wid.studio