Como escolher o tipo de telhado?

Como escolher o tipo de telhado?

Escrito por Alinea Urbanismo | 31.08.2021

Está pensando em construir? Antes de colocar literalmente a mão na massa, não esqueça da importância de ter um bom projeto. Nele, além da previsão da disposição dos cômodos, deve constar o detalhamento completo do material que será utilizado e o tipo de cobertura escolhida para o seu imóvel. 

Isso mesmo. Pensar no modelo de telhado para a casa é uma das etapas mais importantes da obra. Não apenas pelo aspecto funcional, mas também pela função estética que a estrutura oferece. É o telhado que acaba ditando o restante do projeto arquitetônico.

Além disso, o tipo de cobertura também interfere diretamente no custo, no conforto térmico e acústico. Afinal, um telhado inadequado ou mal construído pode causar efeitos desagradáveis no imóvel, como infiltrações e goteiras.

Sem falar que, conhecer as particularidades de cada um é bem importante para ter uma casa moderna, tanto por fora quanto por dentro. Por isso, separamos os principais tipos de telha para que você possa escolher o que melhor se encaixa no seu projeto. Confira:

Cerâmica

Esta é uma das formas de coberturas mais antigas. Além de serem esteticamente bonitas, as telhas de cerâmica oferecem conforto térmico e são eficientes na hora de vedar o telhado. Elas podem ser naturais ou esmaltadas, por exemplo, sendo que a última possui maior durabilidade. Como desvantagem, elas são consideradas pesadas e permitem a passagem dos raios ultravioletas para o ambiente interno. Ou seja, mais calor.

Concreto

São feitas a partir de cimento e areia e podem ter várias cores diferentes. Além disso, tem boa durabilidade e ótimo conforto térmico, por isso são ideais para uso na região sul do país e em cidades com arquitetura colonial. Sua principal vantagem é a impermeabilidade. Só que o seu peso e a baixa resistência ao vento podem ser um problema, dependendo do local da obra.

PVC

Extremamente leve e versátil, a telha de PVC vem em várias cores e modelos, inclusive na versão que imita cerâmica. Além disso, é um recurso de baixo custo, que apresenta bons resultados.

Telha Shingle

Produzida com massa asfáltica, ela é bastante resistente, exige pouca manutenção e possui grande variedade de cores. Qualidade é uma das características da Telha Shingle, fazendo com que seja o tipo mais comercializado quando o requisito é durabilidade, resistência e versatilidade. Além disso, tem design sofisticado, é impermeável, leve e fácil de montar.

Fibrocimento

Empregado nas coberturas para substituir o amianto, esse modelo de telha é conhecido, principalmente, por ser leve, resistente e de baixo custo. O fibrocimento vem em diferentes formatos, comprimentos e graus de ondulação, ideais para a cobertura de indústrias, galpões, garagens e comércios.

Ecológica

As telhas são produzidas a partir de fibras naturais que passaram pelo processo de reciclagem. Esse modelo pode ser encontrado em várias cores, é leve e fácil de instalar. Além disso, são ecologicamente corretas e fáceis de instalar. Como ponto negativo está o fator resistência, que não é muito eficiente sob o mau tempo. Não são ideais para regiões de vento, nevasca ou muita incidência de temporais.

As telhas criadas por garrafas PET são outro exemplo de telhas ecológicas. Elas não emitem gases poluentes na atmosfera durante seu processo de fabricação e são resistentes a altas temperaturas.

Policarbonato

Esta é uma ótima opção para coberturas de áreas externas ou para criar pontos de luz dentro da casa. Transparente e translúcido, esse material possui um forte nível de isolamento térmico, minimizando a temperatura interna sem abrir mão da iluminação natural. É a opção mais indicada para quem quer economizar tanto em luz elétrica quanto em climatização de ambientes. Além disso, as telhas são resistentes, duráveis e leves.

Metal

São bem comuns no Brasil, principalmente por serem resistentes e duráveis, com vida útil de 30 a 50 anos. Além disso, uma das suas principais vantagens é sua capacidade de vencer grandes vãos. São extremamente leves e podem ser compostas por alumínio, cobre, aço ou liga de zinco, produtos recicláveis. 

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Dicas

Materiais de construção sustentáveis

Escrito por Alinea Urbanismo | 22.09.2021

Dicas

Financiamento imobiliário em alta

Escrito por Alinea Urbanismo | 16.09.2021

Desenvolvido por wid.studio