Escrito por Alinea Urbanismo | 29.11.2018
Ao construir ou reformar uma casa, uma das etapas que mais trazem dúvidas é a escolha do piso para cada ambiente: seja pela funcionalidade de cada tipo ou pela incrível variedade de texturas, tamanhos e cores, além dos preços.
Quanto à funcionalidade, é preciso ter em mente o cômodo da casa, o número de pessoas que passarão diariamente por ele, como será feita a limpeza. Com todas essas informações chega a hora de pensar a respeito da instalação, da necessidade de manutenção e da durabilidade. Isso tudo sem descuidar de outro aspecto fundamental: a estética. O piso deve ser bem acabado, ter personalidade, combinar com os móveis e a decoração do ambiente e, em salas e quartos, deve trazer sensação de aconchego.
Mas lembre-se, você precisa contatar uma empresa especializada para realizar a obra em sua casa.
Abaixo, listamos algumas dicas para você não errar na escolha.
Pisos cerâmicos são muito indicados por serem versáteis, podendo ser usados em diversos ambientes tanto externos quanto internos. São fáceis de limpar e têm uma rica gama de opções.
Para escolher o piso cerâmico, é preciso levar em consideração o grau de resistência PEI (Porcelain Enamel Institute), que varia de 0 a 5, sendo este o mais resistente.
Classificação e uso dos pisos cerâmicos de acordo com o PEI
PEI 1 – Baixa: podem ser utilizados em quartos e banheiros residenciais como lavabos, onde se anda com chinelos ou pés descalços (não são recomendadas para ambientes que exigem limpeza pesada e constante);
PEI 2 – Média: podem ser utilizados em ambientes residenciais onde geralmente se caminha com sapatos, com exceção de cozinhas e entradas;
PEI 3 – Média/Alta: podem ser utilizados em ambientes internos residenciais como cozinhas, corredores, halls, sacadas e quintais. Não devem ser usados em locais que tenham areia ou outros materiais mais duros, como sujeira abrasiva;
PEI 4 – Alta: resistente ao alto tráfego, e pode ser utilizado tanto em áreas internas, como externas, como garagens e áreas de churrasqueira.
PEI 5 – Altíssimo (e sem manchas após abrasão): é ideal para áreas externas. Pode ser utilizado em residências, áreas públicas, shoppings, aeroportos, lojas etc.
Os porcelanatos também são bastante versáteis e podem ser usados em diversos ambientes internos – o porcelanato não polido pode ser usado para áreas externas. Para evitar dor de cabeça com limpeza, em áreas como banheiro e cozinha, prefira os retificados e de tons mais escuros, no entanto os mais claros valorizam a decoração.
Embora mais usadas para revestimento de parede, as pastilhas de vidro ou cerâmica podem ser instaladas como detalhes em banheiros ou cozinhas, criando efeitos e composições diferentes.
Os pisos laminados de madeira são fáceis de instalar e têm manutenção simples. A grande variedade de cortes e tipos de madeira faz desse tipo de piso o preferido para áreas íntimas, pois criam ambientes acolhedores e combinam com todos os estilos, do clássico ao industrial.
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio