Escrito por Alinea Urbanismo | 29.04.2019
O momento de planejamento e construção da casa própria é cheio de dúvidas. São inúmeras opções, desde a escolha do terreno até o acabamento. Por isso, é importante ter as ideias muito claras, colocar todas as possibilidades “no papel”, para que possam ser analisadas e avaliadas racionalmente por todos os futuros moradores da casa e pela equipe envolvida na construção.
[Dicas para quem deseja comprar um terreno para construir ainda em 2019]
Após a escolha do terreno, é hora de decidir como será a casa, e uma das maiores questões é: Construo um sobrado ou uma casa térrea? Listamos, neste post, alguns pontos que devem ser levados em consideração. As vantagens e desvantagens de cada tipo de construção, para que você tenha mais certeza na sua escolha.
[Como economizar na construção da casa própria]
O primeiro passo é considerar o entorno do lote, as construções vizinhas, e os pontos de sombras no terreno, pois uma casa baixa rodeada por construções mais altas pode se tornar fria e úmida, por exemplo. Em seguida, deve-se considerar o estilo de vida e o tamanho da família; as dimensões do terreno e a topografia.
Construções térreas, normalmente, demandam um terreno maior e o cuidado para que seja uma casa aconchegante e confortável, com cômodos bem distribuídos. Para os sobrados, deve-se considerar o relevo do lote para aproveitar melhor os espaços e evitar gastos desnecessários com terraplanagem.
Durante o planejamento, não se esqueça de planejar também o quintal e áreas externas. O ideal é que os espaços sejam integrados e se complementem.
[Como ter o quintal dos sonhos]
Custo: O investimento em estrutura e fundação de casas térreas é mais baixo, assim como os custos com mão de obra também tendem a ser menores.
Acessibilidade: É ideal para famílias com crianças, idosos ou pessoas portadoras de necessidades especiais.
Iluminação: É mais fácil projetar uma casa térrea de forma a aproveitar melhor o movimento do sol.
Telhado: Quanto maior a área a ser coberta, maiores os gastos.
Quintal reduzido: como a área da casa tomará a maior parte do terreno ou lote, é provável que sua área para lazer seja reduzida.
Aproveitamento de espaços: Permite projetos em terrenos menores e mais acidentados.
Espaço para lazer: Por utilizar menor área do terreno para a casa, sobra mais espaço do quintal para churrasqueira, piscina, jardim, horta etc.
Mais privacidade: É mais fácil separar a área íntima da social em uma casa de dois ou mais andares.
Maior valorização: As casas com mais de um pavimento tendem a ser mais valorizadas e a mais fáceis de revender.
Custo maior: O processo de fundação é diferente de uma casa térrea, a estrutura deve ser mais robusta, de modo a permitir a laje e suportar o andar superior.
Tempo: A construção de uma casa com mais de um andar tem mais etapas e, por isso, tende a demorar mais tempo.
Locomoção: Ambientes separados por escadas podem prejudicar a locomoção, principalmente de crianças e idosos.
Por
Alinea Urbanismo
Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.
contatoDesenvolvido por wid.studio