Como deixar a casa segura e pronta para as brincadeiras durante as férias escolares das crianças?

Escrito por Alinea Urbanismo | 21.01.2020

Quem tem filhos, sobrinhos ou netos em idade escolar sabe que o durante as férias é preciso uma boa dose de paciência e muita criatividade para lidar com tanta energia e vontade de brincar. Por isso, muitos pais preferem tirar férias do trabalho no mesmo período. Mas como nem sempre isso é possível as crianças acabam indo para colônias de férias ou para a casa dos avós, tios ou outros parentes. Para que os dias sejam divertidos e as brincadeiras durante as férias aconteçam sem preocupação, é preciso tomar alguns cuidados para deixar a casa mais segura, como:

– manter fora do alcance das crianças objetos que possam causar acidentes (objetos cortantes ou pontiagudos, produtos de limpeza, objetos que emitam calor, vidros, espelhos ou outros utensílios estilhaçantes, e produtos inflamáveis);

– não deixar janelas sem telas abertas, nem deixar crianças próximas a janelas sem a supervisão de um adulto;

– proteger tomadas e quinas de móveis;

– não permitir o acesso de crianças à piscina e escadas;

– guardar os eletrodomésticos após o uso;

– manter as crianças longe de superfícies úmidas ou molhadas;

– não deixar crianças perto de baldes, bacias, banheiras ou piscinas sem a supervisão de um adulto.

Com esses cuidados, é hora de pensar na diversão, afinal, é para isso que servem as férias escolares.

[Como manter a casa organizada no dia a dia?]

DICAS DE BRINCADEIRAS PARA FAZER DENTRO DE CASA OU NO QUINTAL

Massinha caseira

Massinha de modelar é um brinquedo que desenvolve a criatividade e diverte crianças de todas as idades. E quando feita em casa, a brincadeira começa logo no preparo.

Vocês vão precisar de:

  • 1 xícara de sal
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara e meia de água
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • Corante alimentício de diversas cores

Para preparar a massa de modelar, basta misturar, em uma vasilha grande a farinha e o sal em seguida adicionar a água e o óleo e mexer até formar uma homogênea. Se ficar muito mole, adicione farinha aos poucos. Se ficar muito seca e quebradiça, basta acrescentar mais água até dar o ponto. No fim, separe em porções e tinja gostas de corante alimentício até obter a cor desejada.

 

Boliche

Você vai precisar de seis garrafas PET, areia ou arroz (ou algo que sirva para dar peso nas garrafas), cartolina, canetinha hidrocor  e uma bola de meia. Corte quadrados de cartolina e numere-os de um a seis, cole os quadrados nas garrafas. Coloque areia ou arroz no fundo das garrafas – um pequeno punhado em cada – e feche-as. 

Disponha as garrafas como pinos de boliche, e jogue a bola de meia contra elas. Some os pontos das garrafas que forem derrubadas.

 

Bobinho

Com uma bola e, no mínimo três pessoas é possível começar a brincadeira. Uma pessoa fica no meio – o bobinho – e tenta pegar a bola lançada entre os demais participantes. Quando o bobinho conseguir pegar a bola, quem a lançou deve ir para o meio, virando o bobinho da vez.

 

Cinema em casa

Para os dias de chuva, que tal uma sessão de cinema em casa? 

Basta escolher o filme, deixar a sala bem escura e caprichar na pipoca!

 

Guerra de balões

Divida as crianças em times, encha de água o mesmo número de balões (que pode ser um ou mais para cada criança) que devem ser lançados contra os “adversários”. Nesse jogo não há necessidade de regras nem de vencedores nem perdedores, pois todo mundo sai ganhando em uma refrescante diversão.

 

Acampamento

Uma barraca (pode até ser velha) armada no quintal pode ser cenário de muita alegria e bons momentos. Adultos e crianças podem improvisar uma fogueira – que nem precisa ser de verdade – e uma roda de cantoria ou de histórias. Se apagarem as luzes da casa e do quintal e acenderem lanternas, a brincadeira fica ainda melhor.

Quem não tem quintal pode armar o acampamento na sala, com lençóis e cobertas. O importante é usar a imaginação e se divertir pra valer!

 

Avatar Alinea Urbanismo

Por

Alinea Urbanismo


Localizada na cidade de São José, na Grande Florianópolis, a Alínea Urbanismo trabalha para transformar mercados e levando, para as regiões de seus empreendimentos, urbanização e uma nova dinâmica.

contato
Alínea Urbanismo | Dicas

Experiências Alínea: turismo ecológico em Santo Amaro da Imperatriz

Avatar Alinea Urbanismo Escrito por Alinea Urbanismo | 17.05.2023

Alínea Urbanismo | Dicas

Plantas de pleno sol e meia sombra: qual a diferença?

Avatar Alinea Urbanismo Escrito por Alinea Urbanismo | 31.03.2023

Desenvolvido por wid.studio